Estudar em grupo pode trazer vários benefícios para quem está se preparando para o vestibular, afinal, quanto mais cabeças pensando, melhor será o aprendizado.
Fuvest e outras entidades de ensino superior do país já estão divulgando seus calendários para o Vestibular 2024 e, nessa hora, você lembra que o tempo está passando e que precisa aproveitar os dias que seguem da melhor forma, para tornar seus estudos mais produtivos.
Não existem dúvidas que nesse período, por vezes, você terá a necessidade de estudar sozinho, em especial na hora de recapitular conteúdos.
Por outro lado, a chamada aprendizagem colaborativa oferece inúmeros benefícios para ajudar a melhorar o seu desempenho na hora da prova, em especial na hora de estudar temas novos e resolver problemas.
Uma pesquisa realizada pela doutora Femke Kirschner, consultora educacional na Universidade de Utrecht, na Holanda, e demais membros da sua equipe, mostra que estudar em grupo é mais eficiente, especialmente nas atividades que exigem alta carga cognitiva, ou seja, maior esforço mental.
Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios de estudar em grupo? Continue a leitura e confira.
Quais são os benefícios de estudar em grupo?
Durante a pesquisa realizada pela Dra. Kirschner e sua equipe, foram avaliados o desempenho de jovens que estudaram individualmente e outros que se reuniram em grupo. Depois eles passaram por testes.
A conclusão dos pesquisadores aponta que estudar em grupo é mais eficiente:
- na hora de estudar um assunto novo;
- para a resolução de problemas;
- quando as atividades exigem maior carga cognitiva, ou seja, mais concentração e esforço mental do aluno.
A pesquisa também aponta que estudar sozinho traz bons resultados na hora de rever conteúdos e problemas já resolvidos, como, por exemplo, na revisão do que foi aprendido em grupo.
Além das vantagens identificadas na pesquisa apresentada, existem outros benefícios que o estudo em grupo oferece.
São eles:
Evitar a procrastinação
Uma publicação no Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz um estudo apontando a procrastinação como o principal mal dos estudantes e ela também ocorre entre os vestibulandos.
Quando você assume o compromisso de estudar em grupo, fica muito mais difícil cair na tentação da procrastinação.
Afinal, essa prática envolve combinações, como horários, local, se será na casa de alguém, na biblioteca do colégio, online e até a matéria que será estudada.
Isso nos chama para a responsabilidade de cumprir com o compromisso assumido, afinal, nossos amigos estão contando com a nossa presença.
Lembre-se que fazer um cursinho pré-vestibular também é uma forma de estudar em grupo e evitar a procrastinação.
Permanecer focado
Estudar em grupo favorece o foco e a fluidez do aprendizado.
Por ter várias cabeças pensando, dificilmente você dispersa, pelo contrário, fica mais fácil manter o foco no assunto, a concentração no conteúdo e a motivação o que acaba por resultar em maior produtividade e melhor aprendizado.
Tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos
Quando se estuda sozinho, caso surja alguma dúvida sobre o conteúdo, você vai pesquisar sobre o assunto arriscando perder o foco ou vai anotá-la para saná-la depois, o que por vezes acaba por ficar no esquecimento.
Em um grupo cada pessoa traz seus conhecimentos e experiências, sem contar que cada uma delas tem mais facilidade para compreender determinados enunciados.
Essa reunião de conhecimentos e habilidades facilita o estudo coletivo, afinal, há compartilhamentos de informações e ajuda mútua na hora de sanar dúvidas quando elas surgirem.
Tornar o estudo mais leve:
Não existem dúvidas que o ambiente influencia na produtividade dos estudos, da mesma forma que exige disciplina e seriedade da sua parte.
Porém, isso não significa que a hora de estudar precisa ser engessada, cheia de normas e regras.
E essa é mais uma vantagem de estudar em grupo: a reunião de pessoas da mesma faixa etária ajuda a construir um ambiente descontraído e favorável para o estudo, afinal, integram o time jovens que comungam dos mesmos interesses.
Que tal investir em um pré-vestibular?
Investir em um pré-vestibular é uma forma de estudar em grupo e de abrir oportunidades para formar outros para dar continuidade ao seu aprendizado.
Em especial o Curso Pré-Vestibular prepara você para a realização das provas, para isso você vai contar com uma programação definida onde são planejadas as matérias da semana, tarefas, simulados e metas de estudo, possibilitando que você crie a sua rotina de estudos.
Sem contar que você contará com material didático personalizado e atualizado com o conteúdo e as questões que mais caem nos vestibulares.
Você também contará com uma equipe de professores especializada em vestibulares e experientes para sanar suas dúvidas, sem contar as constantes dicas de questões que poderão cair nas provas.
As turmas de pré-vestibular costumam ter uma boa quantidade de alunos, isso facilita a reunião de pessoas com graus de conhecimentos diferentes e habilidades diversas e todas querendo um mesmo objetivo: aprender mais para pontuar melhor na hora da prova.
Essa reunião de várias pessoas contribui para o compartilhamento de informações e experiências, dando mais motivação ao seu estudo e promovendo um melhor aprendizado.
Lembre-se que conforme o estudo da Dra. Kirschner e sua equipe, estudar em grupo oferecem vantagens quando as atividades exigem maior carga cognitiva.
Dessa forma, o curso pré-vestibular é uma boa oportunidade para você formar grupos de pessoas para juntas estudarem conteúdos novos, resolverem questões de matemática ou física e todos obterem melhores resultados na prova.
Agora que você conferiu os benefícios do estudo em grupo, que tal continuar no nosso blog e ler também sobre quando é a hora para começar a estudar para o vestibular e para o ENEM?