Fazer um fichamento dos conteúdos estudados é uma excelente ideia para facilitar as pesquisas, desenvolvimento de trabalhos e, claro, ajudá-lo a passar no tão desejado vestibular.
A dinâmica de um vestibulando faz com que muitos livros, artigos e citações tenham que ser avaliados e estudados, trazendo conteúdos de grande importância e que o ajudarão na sua formação.
Porém, a possibilidade de todo esse material cair no esquecimento ou se perder em meio à quantidade de pesquisas e leituras é bastante grande.
Uma boa maneira de organizar e ter sempre em mãos uma forma de catálogo de apoio à consulta é ter um processo de fichamento para os materiais mais importantes no seu ciclo de estudos.
Essa ação colabora na organização de toda a sua bagagem literária e também pode contribuir para o estudo das matérias, possibilitando maior facilidade nas consultas e criando relações entre os diversos assuntos estudados.
Curtiu essa ideia? Neste post, vamos apresentar 5 ótimas dicas para fazer um fichamento de qualidade. Continue lendo e veja como é fácil organizar o seu material e melhorar o seu processo de estudos e pesquisas!
Dicas para fazer um fichamento incrível
A produção de conteúdos surgiu há, pelo menos, 4 mil anos a.C., quando essa preocupação de documentar as suas atividades já fazia parte dos povos antigos, como egípcios, babilônicos, gregos, sumérios, etc.
Na época, não existiam livros e as escritas eram registradas em placas de argila, pedras, folhas de palmeiras e outros materiais naturais, vindo, mais tarde, a surgir o papiro, pergaminhos, códices e folhas de papel.
O fato é que grande parte da história, descobertas e pesquisas estão registradas através da escrita, seja de uma forma impressa ou digital.
Muitos desses estudos fazem parte da vida de um vestibulando, portanto, fazer um fichamento é uma maneira inteligente de guardar de forma organizada e adequada informações que o ajudarão em consultas posteriores.
Para isso, é importante que você:
Escolha qual é o tipo de fichamento ideal para seu objetivo
Você pode fazer um fichamento utilizando o papel (preferencialmente cartões) ou um aplicativo no computador/celular.
O importante é que esse material possibilite que você encontre rapidamente o que está buscando e o remeta a dicas para onde encontrar o material completo caso queira revê-lo.
Existem três tipos de fichamento:
- de citações – usa trechos importantes de autores que validam ou complementam uma mesma ideia,
- bibliográfico – reforça argumentos do autor em diversas partes de um livro ou trabalho,
- de resumo – utiliza suas próprias palavras para a construção de
Note que o fichamento pode ser desenvolvido a respeito de uma obra, autor, tema, ideias, matéria escolar, etc.
Faça modelos de cada tipo de fichamento
Você deve ter toda a liberdade para desenvolver modelos que facilitem a sua pesquisa, portanto, use de sua criatividade.
Para cada tipo de fichamento, é possível criar um formato adequado e que funcione com você, objetivando sempre facilitar as suas pesquisas em um momento posterior.
Teste modelos diferentes e veja qual é mais fácil para fazê-lo lembrar desses conteúdos posteriormente.
Liste os temas principais da sua leitura ou pesquisa
Não esqueça, ao fazer um fichamento, de listar os temas principais que você está estudando.
A partir daí, é fundamental que referências sejam associadas a esse tema, apresentando teses, dissertações, informações, artigos e conteúdos relevantes que trazem um suporte teórico que irá sustentar a sua argumentação em um trabalho ou facilitar o seu estudo.
Você pode, ainda, criar um índice para que consiga encontrar suas anotações mais facilmente.
Um exemplo é usar todo o fichamento de biologia em pop-its azuis e os de língua portuguesa em rosa, usando uma capa com os temas abordados.
Escreva com suas próprias palavras
Por fim, exceção feita às citações, todo o restante do conteúdo pode ser feito com suas próprias palavras, essa é, inclusive, uma forma de provocar uma análise sua sobre o assunto e reforçar o estudo que está sendo realizado.
Como se observa, fazer um fichamento de qualidade consiste em uma estratégia que irá ajudá-lo nos estudos, organizando materiais e permitindo que, de forma rápida, você consiga reunir informações relevantes sobre os temas que estão sendo trabalhados.
Essas fichas trarão um resumo do conteúdo, o que será de grande valia quando precisar revisar todo o material de forma otimizada.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto, leia nosso post que mostra como criar uma boa rotina de estudos em 2023!