Pode até ser que você não goste de história, no entanto, certamente se encantará com esses 5 filmes sobre o Iluminismo que além de possibilitar o prazer que o cinema oferece, ajudará a compreender melhor esse importante movimento.
Esse período, conhecido como “Século das Luzes”, é um tema bastante comum no Enem e nos vestibulares, portanto, está aí uma forma agradável de conhecer o que se passava no século XVII e XVIII no Continente Europeu.
Esse movimento oportunizou mudanças drásticas na sociedade, onde até os dias atuais continua apresentando os reflexos.
Basicamente, o movimento se baseava nas seguintes ideias, consideradas revolucionárias:
- a humanidade só progride através das ciências e dos métodos científicos;
- todos os homens têm direito a serem cidadãos plenos;
- os homens são livres para manifestarem seus pensamentos;
- os privilégios da nobreza e da igreja devem ser extintos.
Neste post, apresentaremos 5 filmes sobre o Iluminismo, um assunto interessante, curioso e que mostra o início das grandes transformações sociais do planeta. Vale a pena assisti-los e conhecer a vida de interessantes personagens e momentos marcantes da nossa história!
O que foi o Movimento Iluminista?
O Movimento Iluminista, como já mencionado, foi marcado por grandes mudanças conceituais que se transforma na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criada durante a época da Revolução Francesa.
Muitos brasileiros que foram estudar na Europa naquela época, voltaram ao Brasil com o Iluminismo em suas bagagens, o que acabou contribuindo para importantes movimentos tais como:
- Inconfidência Mineira;
- Conjuração Baiana;
- Revolução Pernambucana.
Vamos então conhecer algumas obras do cinema que nos ajudaram a compreender o que acontecia naquela época.
Apresentando os 5 filmes sobre o Iluminismo
Certamente, você já deve ter pensado, a partir do que apresentamos até aqui, a respeito dos problemas e da pressão que os Iluministas sofreram quando expuseram suas ideias e o seu desejo em mudar a estrutura de comando do mundo.
Confira, então, os 5 filmes sobre o Iluminismo que mostram essa realidade:
Catarina, a Grande
“Catarina, a Grande” é um filme que mostra a história de uma princesa alemã escolhida para casar com o herdeiro do trono Russo.
Assumindo o reinado daquele Império, quando organizou um golpe de estado contra o seu marido, Pedro III, ela transformou aquele país em uma das maiores potências mundiais.
A nova imperatriz desenvolveu amizades com os Iluministas, no entanto, as novas ideias nem sempre foram bem aceitas em sua gestão.
Espinosa – O Apóstolo da Razão
Outro filme que você deve assistir é “Espinosa – O Apóstolo da Razão”.
Esse pensador holandês, filho de portugueses que fugiram do seu país em função da Inquisição, desafiou a Igreja e propôs uma separação entre a religião e a filosofia.
Foi banido pela Sinagoga Portuguesa de Amsterdam, quando em suas obras defendia que a Bíblia era metafórica e alegórica, não possibilitando uma leitura racional e não exprimindo a verdade sobre Deus.
O Pacto dos Lobo
Outro filme sobre o Iluminismo apresenta um evento que aconteceu em 1765, durante o reinado de Luís XV, quando o famoso biólogo, Grégoire de Fronsac, foi convocado para desvendar os ataques de uma criatura que recebeu o apelido de “Besta de Gevaudan”. O biólogo precisou, nessa ocasião, não só combater a besta, como também a população local dominada pela:
- ignorância;
- conspiração;
- intolerância.
O Iluminismo, nesse caso, é o pano de fundo da obra, apresentando um duelo entre a ciência e as crenças locais.
Eu, Daniel Blake
O filme inglês “Eu, Daniel Blake”, apresenta os problemas encontrados na burocracia, visão, crença e costumes atuais, quando um cidadão britânico sofre um ataque cardíaco e precisa parar de trabalhar.
A obra aborda o medo existente do povo com relação ao governo, onde, tal qual acontecia nos séculos XVII e XVIII, existe uma enorme separação e dificuldades para que os direitos de Blake sejam reconhecidos e atendidos pelas autoridades.
O Amante da Rainha
Para fechar a relação de filmes sobre o Iluminismo, sugerimos que você assista “O Amante da Rainha”.
A trama ocorre na Dinamarca no século XVIII, onde o rei Christiano VII se casa com a britânica Caroline Matilde.
Os problemas de saúde de Christiano fazem com que um médico alemão seja convocado, quando, então, esse ganha a confiança do rei e se aproxima de Caroline.
Em meio ao novo romance e a fragilidade mental do monarca, o casal passa a propor
reformas de cunho iluminista que acabam modificando a nação.
Esses filmes merecem ser assistidos, pois, além de repletos de tramas e emoções,
apresentam uma visão a respeito das desigualdades e da defesa pela qual o Iluminismo sempre lutou.
Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, leia também nosso post que apresenta os filmes que você deve assistir para ajudá-lo na redação!