Passar no vestibular de Engenharia é o sonho de muitos jovens no Brasil. As provas das centenas de instituições espalhadas pelo País costumam apresentar algumas dificuldades, além do foco nas ciências exatas, como matemática e física. Nesse sentido, o processo seletivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), merece destaque.
Sonho de milhares de jovens brasileiros, o curso de Engenharia do ITA é considerado o melhor do País. Ao mesmo tempo, as provas de vestibular da instituição estão entre as mais complexas, uma vez que apresentam foco quase que exclusivo em ciências exatas, além de apresentarem, muitas vezes, alguns tipos de conteúdo não muito difundidos nas aulas do Ensino Médio.
A boa notícia é que passar no vestibular do ITA não se trata de algo impossível. Aliás, o Curso Interseção tem um longo histórico de alunos aprovados nessa importante área do conhecimento (https://www.cursointersecao.com.br/curso-intersecao/aprovados/) que é a Engenharia. Claro que para isso são necessários muito empenho do estudante e o suporte necessário de professores com experiência nesse tipo de prova.
Para te ajudar a passar no vestibular do ITA, listamos seis dicas importantes:
- Estude (bastante)
Compostos por questões objetivas e dissertativas de disciplinas como Física, Português, Inglês, Matemática e Química, além de Redação, os processos seletivos das instituições que oferecem os mais variados cursos de Engenharia, como é o caso do ITA, costumam ser complexos e difíceis. É justamente esse fator que faz com que o nível elevado de estudos seja de fundamental importância.
- Prepare-se adequadamente
Frequentar cursos preparatórios voltados especificamente para os vestibulares de Engenharia também agrega bastante. O Curso Interseção, por exemplo, conta com um pré-vestibular intensivo completo na área de Engenharia (veja ao final deste artigo), o qual disponibiliza resolução de exercícios, plano de estudos, correção de redação e simulados.
E por que frequentar um pré-vestibular com foco nessa área é importante? É que além de aprofundar nas disciplinas cobradas na seleção e oferecer simulados já no padrão das principais instituições de Engenharia do País, esse tipo de curso preparatório também conta com uma equipe de professores experientes que conhecem muito bem o formato destes processos seletivos.
- Desenvolva uma rotina de estudos
Talvez você ainda não saiba, mas estabelecer uma rotina é a melhor forma de equilibrar estudo, descanso e lazer, além de garantir bons resultados não somente no vestibular de Engenharia, mas em todas as provas que for realizar. Isso porque, além de determinar horários para cada uma dessas áreas, o vestibulando consegue planejar e organizar melhor as matérias que deseja estudar, inclusive destinando mais tempo para as disciplinas que possui mais dificuldade.
- Envolva-se em grupos de estudos
Aliados importantes no processo de preparação para o vestibular, os grupos de estudos são capazes de reunir estudantes com os mesmos objetivos, além de agregar pessoas com conhecimentos diversos, fator que incentiva a aprendizagem. Ademais, estudar em grupo contribui para a troca de experiências, otimiza as discussões, as revisões de conteúdo e os esclarecimentos de dúvidas. Sem falar que é um estímulo e tanto para quando o cansaço bater, uma vez que os colegas estão sempre dispostos a se motivar mutuamente.
- Estabeleça contato com os professores
Além de conhecimento, os professores também possuem uma vasta experiência em vestibulares, portanto, ninguém melhor para dar dicas de preparação, organização da rotina de estudos e até sobre aspectos comportamentais como, por exemplo, conselhos e técnicas para administrar a pressão, ansiedade, estresse e desgaste emocional. Aproveitar as aulas para esclarecer todas as dúvidas possíveis também é fundamental.
- Procure descansar
Como já vimos na primeira dica, estudar bastante é muito importante para obter sucesso nas provas de vestibular de Engenharia, contudo, equilíbrio é extremamente necessário. Isso significa que pouco adianta dedicar-se integralmente aos estudos e desconsiderar a importância de reservar um tempo para algum tipo de lazer e descanso. Aliás, a ausência de repouso pode resultar em um esgotamento mental e físico, um fator nocivo ao bom desempenho de qualquer vestibulando. Portanto, descanse!
Você sabia?
O Curso Interseção é pioneiro na Bahia em aprovação no ITA e no IME. Por isso, o que chamamos de Turma ITA é de grande importância para nós. Desde seu princípio, ela se destina a preparar os alunos que desejam cursar uma graduação nesses que são os principais Institutos Tecnológicos de Engenharia do País.
No entanto, essa turma não deixa de preparar para os outros vestibulares militares! Acreditamos que nossos alunos podem, com o conteúdo trabalhado nessa turma, prestar vestibular para qualquer outra graduação em escolas militares brasileiras.
Ela possui foco em Exatas, sem esquecer a preparação imprescindível em Redação, Inglês, Linguagens e Produção Textual. Além disso, nosso corpo docente é altamente qualificado e possui larga experiência na formação dos nossos alunos para esses vestibulares.
Não podemos deixar de destacar a atuação da coordenação discente e docente do Interseção que atua diretamente com os alunos e professores, proporcionando-os um suporte para os questionamentos que possam surgir ao longo do curso.
Saiba mais: https://www.cursointersecao.com.br/turmas/curso-pre-vestibular-ita/