Caso você ainda não tenha concluído o Ensino Médio, uma excelente maneira de conhecer como funciona uma prova de vestibular ou Enem é por meio da experiência de treineiro. Nunca ouviu falar no assunto? Não tem problema, pois iremos explicar. Treineiro é aquele candidato que está cursando o Ensino Médio e prestará vestibular como uma forma de treino. Isso significa dizer que mesmo que sua nota seja suficiente para ingressar na universidade, o resultado não será oficialmente considerado.

A questão é que no caso de um treineiro, a nota não é o fator mais importante. O mais relevante é a experiência. Mesmo que não seja possível se matricular utilizando a pontuação de treineiro, prestar o vestibular nessa modalidade é uma ótima maneira de se acostumar com a prova e tudo que acontece no dia. Dessa forma, o treineiro se sentirá muito mais preparado para a prova que realmente estará “valendo”, no ano em que for realizá-la.

Entre as vantagens de ser um treineiro, estão:

• Conhecimento prévio do tipo de conteúdo exigido;
• Entender como funciona a prova;
• Saber lidar melhor com o nervosismo;
• Administrar o tempo para a conclusão da prova

Embora não tenha validade no que diz respeito ao ingresso na universidade, a nota obtida no vestibular ou Enem como treineiro pode ser utilizada nos estudos para os próximos concursos, além de servir como referência de simulados e outras atividades. Entre os principais vestibulares que permitem aos candidatos realizarem a prova como treineiros estão: Unicamp, Fuvest e Unesp).

Enem

Um treineiro pode fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Pode sim. Basta ter menos de 18 anos e vir a concluir o Ensino Médio em anos seguintes ao da realização da prova. “Os treineiros têm suas notas divulgadas 60 dias depois dos participantes regulares. Isso ocorre porque eles não podem ingressar na Educação Superior e, portanto, não precisam ter suas notas calculadas antes das inscrições para o Sisu, Prouni, Pronatec e Fies”, esclarece o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o participante “treineiro” é aquele que, concomitantemente, é menor de 18 anos e concluirá o Ensino Médio após o ano de realização da prova. A regra leva em consideração a Lei nº 9394, de 20/12/1996, segundo a qual o participante com idade menor de 18 anos e que não concluiu o Ensino Médio não pode ingressar na Educação Superior.

Já o participante maior de 18 anos e que não concluiu o Ensino Médio não é considerado “treineiro”, pois poderá realizar outro exame (no nível estadual ou municipal) para conseguir a certificação do Ensino Médio e, assim, ingressar no Ensino Superior por meio de processo seletivo que utilize o resultado do Enem.

E aí? Gostou do artigo? Ficou interessado em ser treineiro em 2020 para se preparar ainda melhor para o vestibular?