Mapa mental, o que é?

Para ir direto ao ponto, mapas mentais são diagramas. Lembra quando a palavra diagrama parecia mais um bicho de sete cabeças? Pois bem, agora você pode ficar tranquilo, uma vez que já é possível entender que diagramas relacionam diferentes informações a uma fonte central.

E é exatamente isso que o mapa mental faz: organiza as várias informações que chegam, muitas vezes, de uma vez só, permitindo uma melhor visualização e assimilação do conteúdo. Ou seja, estamos diante de uma ferramenta que ajuda a gerir informações.

Sabe quando o assunto é complicado e exige uma atenção maior? Bom, nesse caso os mapas mentais te ajudam também. Você pode aplicar em basicamente todos os seus métodos de estudo, uma vez que a ferramenta tem o objetivo de facilitar processos.

Seu criador, o psicólogo e escritor Tony Buzan, percebeu ainda na década de 1970 que o cérebro absorve melhor as informações quando elas são apresentadas de modo dinâmico, e foi dessa forma que os mapas mentais foram desenvolvidos, e até hoje fazem total sentido na sua aplicação.

Como funciona o mapa mental?

A sua funcionalidade vai te surpreender. Isso porque, mesmo com todo o sucesso, ainda é uma técnica pouco praticada. Sabe um mapa tradicional? Geográfico? Pois então, a sua função é te guiar até que você chegue em determinado local. Logo, o mapa mental é basicamente formado por essa ideia.

A ideia é que seu cérebro siga determinado caminho até reter todas as informações que precisa para aprender determinado assunto. É importante falar também da sua composição estética, o que interfere muito no aprendizado. Nos mapas mentais podem conter representações gráficas como: símbolos, imagens, palavras, cores, entre outras.

Fique atento na dica mais importante! Coloque no centro do diagrama a informação mais relevante e que precisa de maior destaque, daí você cria desdobramentos de conteúdos que se relacionam com aquele tema, colocando ao lado e sinalizando pelas setas.

Dessa maneira, sua mente irá compreender melhor o que está sendo estudado, pois você praticamente a força a criar diversas conexões que fazem parte da ideia ou tema central.

Agora que você já sabe o que são mapas mentais, entenda onde pode aplicá-los

É absolutamente comum aplicar os mapas mentais em todas as matérias: matemática, português, inglês, geografia e até mesmo disciplinas que são cobradas em concursos e na faculdade. É importante implementar essa prática, desde já, e então, aplicá-la na vida acadêmica, no futuro mais próximo.

E ainda tem uma outra dica especial: sabe quando você está assistindo aula e precisa fazer anotações? Pois bem, nesse momento você também pode aplicar os mapas mentais, pois além de organizar a dinâmica de estudo, eles poderão te ajudar na fixação da matéria. Isso porque eles vão te ajudar a memorizar informações facilmente.

Depois de tantas vantagens, a gente ainda traz mais: e no preparatório para a faculdade, como você pode aplicar?
De início você deve se perguntar: Qual a sua dificuldade maior na hora de estudar? Organizar as disciplinas? Criar associações entre conteúdos? Seja lá qual for a sua limitação, os mapas mentais vão te auxiliar e até mesmo solucionar esses problemas.

1. Organize ideias e informações:

No estudo preparatório para a faculdade, é comum a presença de textos longos e que exigem maior atenção. Então é necessário que o estudo seja organizado de modo simplificado e claro, tudo ficará mais fácil para ser compreendido.

2. Apoio visual:

Você sabia que o nosso cérebro trabalha muito bem com representações gráficas? Dessa forma, você aprende mais quando a sua organização também passa a ser visual. Tenha os mapas mentais como apoios visuais.

3. Fixação e memorização de conteúdos:

Na própria construção do mapa mental, o cérebro já está trabalhando para fixar, da melhor forma, as informações e fica ainda mais fácil ainda quando você utiliza palavras-chaves e outros fatos relevantes dentro do conteúdo.

Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!

Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras.

Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.

Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.

Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!

71) 3354-0711/(71) 99634-3590.