Os temas mais importantes da retrospectiva 2021, que vão cair no vestibular, estão aqui. Na contagem regressiva para o ano de 2021 acabar – ainda bem ou não? – a gente aborda quais e como as principais notícias, veiculadas em 2021, podem cair nos vestibulares.

Quem vai prestar vestibular precisa estar atento às atualidades do País e do restante do mundo, pois elas podem cair na prova de vestibular. Na verdade, é muito provável que caiam. Engana-se quem acredita que Atualidades estarão presentes apenas na prova de redação, podendo aparecer nas provas de Literatura, História e até mesmo nas exatas.

Confira os temas mais relevantes, na retrospectiva 2021e que podem cair na sua prova:

1. Coronavírus

Responde uma coisa pra gente: tem como não falar do Coronavírus neste ano na prova de vestibular? O Sars-CoV-2, mais conhecido como “novo coronavírus”, dominou os principais noticiários e gera, ainda hoje, comentários e notícias.

Fique por dentro!

O vírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave teve seu primeiro caso detectado na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019. Desde então, o mundo já registra cerca de 80 milhões de casos e ultrapassa 1,7 milhão de mortes causadas pela doença. Sim, esses dados são muito sérios e precisam ser entendidos, na sua totalidade, e não causar surpresa nem estranhamento na hora de realizar a prova.

2. Eleições

Muito se especula e notícias são reportadas com base nas Eleições de 2022, além de frentes que já se antecipam sobre o atual cenário político e social do Brasil. Dessa forma, é importante acompanhar os principais fatos e polêmicas do atual governo e também se antecipar sobre quais propostas os opositores trazem para um novo olhar direcionado ao País.

 

3. Copa do Mundo

Chegamos, novamente, a um ano da realização da Copa do Mundo. Esse evento, que movimenta todo o planeta em prol do futebol, precisa de um olhar mais atento, principalmente em um mundo pós-pandemia.

O que será exigido, aos que forem ao Catar, é a obrigatoriedade (ou não) do comprovante de vacinação, como esse evento altera a economia no Brasil e no mundo, são exemplos de subtemas que podem estar presentes na sua prova de vestibular.

4. Caso Mariana Ferrer

Se você ainda não ouviu falar sobre o caso Mariana Ferrer, está na hora de apertar o F5 urgente! Isso porque o caso da modelo e influenciadora digital Mari Ferrer ganhou destaque nos noticiários brasileiros, após um trecho de uma audiência realizada via videoconferência ser divulgada, em primeira mão, pelo The Intercept Brasil.

Relembre o caso:

Em 2019, Mari fez uso das suas redes sociais para denunciar que havia sido drogada e estuprada pelo empresário André de Camargo Aranha, em um beach club de luxo em Florianópolis (SC). Desde então, o caso ganhou repercussão mundial, levando ao fomento da pauta que diz respeito a “cultura do estupro”.

5. Morte de George Floyd

O assassinato de George Floyd promoveu diversos protestos antirracistas que tomaram as ruas de cidades americanas. A mensagem era muito clara: vidas negras importam! A mídia brasileira também não deixou de noticiar os momentos e as mensagens enfáticas que os manifestantes clamavam.

Relembre o caso:

Uma testemunha gravou um vídeo, onde Floyd é imobilizado no chão e repete muitas vezes que não conseguia respirar (“I can’t breathe” – frase que se tornou símbolo do movimento antirracista). Este caso, em especial, fez reacender outros tantos assassinatos, cometidos por policiais brancos, durante as abordagens diárias nas ruas. A pauta que veio à tona foi o racismo estrutural que permeia, ainda nos dias de hoje, as instituições e sociedade americana.

Por que Atualidades é uma matéria cobrada no vestibular?

A presença dessa disciplina nas provas de vestibular exige que o aluno tenha a capacidade de interpretar e correlacionar a notícia com outros fatos recorrentes na nossa sociedade. O poder de síntese é testado nesse momento.

Acontecimentos históricos e atuais em disciplinas como História e Geografia, por exemplo, podem ser cobrados, associando o conhecimento de disciplinas como Biologia e Química dentro do cenário de desenvolvimento social e econômico do mundo em que vivemos.

Nessa matéria também pode ser verificado se o candidato tem domínio da língua portuguesa, de interpretação de texto e o poder de argumentação desse aluno, futuro universitário.

Agora direcione a sua atenção aqui. Atenção especial para a redação. Atualidades devem estar, sim, entre várias matérias, mas na redação você deve estar mais atento. Nela você terá que ter um bom argumento para desenvolver parágrafos precisos.

No Enem, por exemplo, deve-se apresentar uma solução para o problema que foi proposto. Isso exige do estudante uma atualização constante dos assuntos que regem o mundo, com o objetivo de poder expressar ao máximo sua capacidade de argumentação e demonstrar que tem pleno domínio sobre o tema.

Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!

Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras. Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.

Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.

Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!

Entre em contato: (71) 3354-0711/(71) 99634-3590.