Para conseguir a aprovação é necessário foco total nos estudos, e a redação pode fazer toda a diferença. Segundo o portal Notícias UOL, no ano de 2020, das 2,7 milhões de redações, menos de 30 textos alcançaram a nota máxima e 87 mil foram zerados. Confira agora os principais motivos que podem levar ao zero na redação:

  1. Fuga do tema;
  2. Cópia do texto motivador (usar o texto motivador original dentro do texto que você irá construir);
  3. Texto insuficiente;
  4. Não atendimento ao tipo textual;
  5. Parte desconectada;
  6. Redações em branco.

É importante saber que a nota do ENEM não vale para a conclusão do Ensino Médio,  função esta que é destinada ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas ela vai te ajudar a entrar na faculdade e alcançar a sua tão sonhada aprovação.

É importante também ficar atento às instituições que oferecem bolsas de estudos parciais ou integrais, por meio de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Essas bolsas são ofertadas em faculdades particulares para estudantes de baixa renda e que estudaram, durante o ensino fundamental e médio, em escolas da rede pública.

Também é possível financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies. É importante ressaltar que a maioria dos vestibulares exige notas mínimas nas provas do exame educacional conforme o curso de graduação.

Conheça 5 dicas para mandar bem na redação do Enem.

Ter um bom desempenho na prova de redação do Enem, sem dúvida, é um desejo unânime entre os estudantes. Isso acontece porque a prova de redação é a mais importante do Exame. Em pesquisa feita, em 2020, pelo portal de notícias UOL, 71% dos estudantes brasileiros consideram que escrever é a tarefa mais difícil no processo de aprovação.

Por isso, separamos cinco dicas muito importantes para que você consiga sucesso na hora da prova de redação. Vamos juntos?

1. Mantenha-se atualizado

Você deve estar sempre bem informado e atualizado para fazer uma boa redação do Enem. Por isso, acompanhar telejornais, sites de notícias, revistas e podcasts é indispensável! Nessa hora, procure sempre estar atento a todos os lados das notícias, sendo sempre imparcial – isso vai te ajudar muito na hora de escrever a sua redação.

Para os possíveis temas de provas, fique ligado aqui! Os temas que acabam gerando bastante discussão na sociedade podem, sim, ser tema da prova. Então, é possível se preparar pesquisando sobre o assunto e desenvolvendo um texto com bons argumentos.

2. Utilize textos de apoio

Na prova de redação do Enem, você terá acesso a alguns textos de apoio. O primeiro passo é ler com atenção essas referências. E fique preparado para o formato que esse texto pode vir: podem ser notícias, artigos ou até uma história em quadrinhos ou charge.

Você deverá interpretar os dados e as informações disponíveis no texto de apoio para que elas sirvam de suporte para o desenvolvimento da sua redação. Dessa maneira, fica mais fácil entender o que é pedido e elaborar os argumentos.

A dica mestra é: não tenha pressa para escrever. Separe um tempo razoável para ler os textos de apoio e conseguirá escrever de forma mais consciente a sua redação. Siga essa dica e tenha sucesso.

3. Leia muito

É necessário estar craque nas regras gramaticais e de ortografia. Uma boa dica para isso é criar o hábito diário de ler. Ler jornais, livros, revistas e claro, conteúdo disponível online. Por isso, para estar preparado para a redação do Enem, é necessário dedicar um tempinho diário para a leitura.

4. Faça rascunho

A maioria dos alunos, quando se depara com o tema da redação na prova, já quer ir escrevendo e não deixando passar nenhuma ideia legal que venha à mente. Isso é muito importante. Porém, antes de escrever na folha final, faça um rascunho.

Ele vai te ajudar a organizar melhor as ideias, além de permitir que você mude a organização da frase ou até mesmo mude de ideia. Fique ligado também na estrutura que a sua redação deve seguir:

  • Introdução — primeiro parágrafo da redação, no qual o problema deve ser apresentado e exposto;
  • Desenvolvimento — parte em que os seus argumentos são defendidos, podendo ocupar de 3 a 4 parágrafos;
  • Conclusão — parágrafo final em que o texto ganha desfecho e apresenta a proposta de solução para o problema.

5. Saiba argumentar

A prova de redação do Enem exige que você desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. É preciso que seja abordado um problema e o seu ponto de vista seja defendido. Mas como fazer isso?

Primeiro você deve pensar e refletir bastante e questionar coisas do tipo: qual é sua opinião? Por que você pensa dessa forma?

Aqui vai uma dica importante: o uso de exemplos pode facilitar sua argumentação e deixar o texto mais rico. Mantenha-se sempre atualizado. Isso vai te ajudar nesse desafio.

Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!

Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras.

Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.

Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.

Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!

Entre em contato: (71) 3354-0711/(71) 99634-3590.

Acesse as nossas redes sociais.

Instagram

Facebook