A procrastinação nos estudos é um comportamento comum na vida de boa parte dos estudantes, mas que pode acarretar uma série de problemas, uma vez que a concentração é um elemento imprescindível quando o assunto é estudar, concorda?

Primeiramente, você sabe dizer o que é procrastinar? Quando você deixa um assunto para ser resolvido posteriormente, por exemplo, já está procrastinando. Isso porque a procrastinação nada mais é do que a protelação de algum ato.

À primeira vista, a procrastinação parece algo extremamente natural, uma vez que precisamos, às vezes, priorizar algumas atividades em relação a outras. De fato, é verdade. O problema consiste, na realidade, quando as protelações se tornam corriqueiras.

Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, a procrastinação nos estudos não é, simplesmente, “atitude de quem é preguiçoso”. Muitas vezes, esse comportamento tem causas psicológicas ou fisiológicas.

Procrastinação nos estudos: causas psicológicas e fisiológicas

No campo da psicologia, a procrastinação nos estudos pode estar associada a alguns distúrbios mentais, como problemas de autoestima e aquela velha adversária dos estudantes: a ansiedade.

A ciência fisiológica também esclarece que a procrastinação nos estudos pode estar ligada ao córtex pré-frontal, situado no cérebro humano. Caso haja alguma anormalidade nessa área, a exemplo de uma lesão, o indivíduo pode ser mais acometido por distrações externas.

Nos últimos anos, o advento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens também contribuiu bastante para a procrastinação nos estudos, considerando-se que essas mídias viciam e podem apreender a atenção dos estudantes, que acabam perdendo o foco nas aulas e nos livros.

Impactos negativos da procrastinação

Por se tratar de um problema que afeta boa parte da sociedade – um em cada cinco indivíduos é considerado um procrastinador crônico – a procrastinação desperta cada vez mais a atenção de pesquisadores em todo o mundo.

Alguns livros de destaque que o Curso Interseção pode indicar sobre o tema incluem as obras: “Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação”, de Steve Allen, e “O fim da procrastinação”, de Petr Ludwig. Apenas para citar os mais famosos.

Mas quais são os impactos da procrastinação para a sua vida? No âmbito pessoal, as relações com os familiares e amigos pode sofrer problemas, porque é comum que o procrastinador tenha dificuldade de se organizar e encontrar tempo para ser fazer presente.

Já a procrastinação nos estudos dificulta o processo de aprendizagem e a realização de tarefas básicas, além da possibilidade de também comprometer a relação com os colegas, uma vez que os trabalhos em equipe são comuns no ambiente de sala de aula.

Por sua vez, na área profissional, a procrastinação tende a gerar impressões negativas nos empregadores e/ou clientes/fornecedores, pois é capaz de descumprir os prazos e, igualmente, impactar a produtividade da equipe.

Aplicativos ajudam a evitar a procrastinação nos estudos

Ao mesmo tempo que podem incentivar a distração, as tecnologias também são capazes de ajudar a evitar a procrastinação nos estudos. Tudo depende, evidentemente, da forma com que as pessoas utilizam essas ferramentas.

Alguns aplicativos auxiliam os alunos a evitarem a procrastinação nos estudos. São eles:

Aplicativo Evernote

App Evernote auxilia os alunos a evitarem a procrastinação nos estudos

  1. Evernote
    O Evernote (disponível em iOS e Android) é ideal para quem precisa de um lugar para fazer anotações e organizar as demandas.Você pode, por exemplo, anotar o conteúdo de uma reunião e transformá-lo em tarefas que deverão ser realizadas.É possível, ainda, compartilhá-las com outros colegas que tenham o app instalado.

    Aplicativo Focus To Do

    App Focus To-Do ajuda a contabilizar os períodos e ainda funciona como um gerenciador de tarefas

  2. Focus To-Do
    Você sabia que a técnica Pomodoro consiste em produzir por 25 minutos e, em seguida, fazer pausas curtas para descansar e recuperar o fôlego?O app Focus To-Do (disponível em iOS e Android) ajuda a contabilizar os períodos e ainda funciona como um gerenciador de tarefas.

    Aplicativo Freedom

    App Freedom consegue bloquear dispositivos que contribuem para a procrastinação nos estudos

  3. Freedom
    O app Freedom (disponível em iOS e Android) bloqueia outros aplicativos e sites do mundo afora nos seus dispositivos: telefone, tablet e computador. Dessa forma, você garante mais foco e concentração nas suas atividades.

Gostou deste artigo? Nós, do Curso Interseção, ficamos na torcida para que você consiga vencer a procrastinação nos estudos.

Caso prossiga com dificuldade nessa área, procure não se desesperar, porque este é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo e tem solução. A ajuda de um(a) psicólogo(a) nessa hora também pode ser de grande valia.

Bons estudos!