Já falamos aqui sobre as principais mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2024. Apesar das exigências ainda não valerem para este ano, vamos detalhar os desafios e os novos formatos de prova do ENEM para você já começar a se preparar.
As inovações no ENEM acompanham as mudanças feitas no Ensino Médio que já estão sendo colocadas em prática na sala de aula desde o início do ano. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ênfase passou a ser maior em Língua Portuguesa e Matemática.
Nesta primeira fase do novo ENEM, o foco será a interdisciplinaridade, ou seja, não haverá mais divisão por disciplina nesta etapa. Todos os alunos deverão realizar uma prova que prioriza a BNCC e valoriza a interpretação textual ao invés do conteúdo puro e simples. Nesta etapa também deve ser realizada a redação.
Outra novidade são as questões discursivas intercaladas com o modelo atual de questão de múltipla escolha. Assim, a produção escrita e a resolução de problemas passarão a ter mais peso na prova.
Já na segunda fase do ENEM, as provas serão mais específicas de acordo com as áreas priorizadas pelo estudante no novo Ensino Médio. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela área de preferência.
Caberá às universidades definir as áreas solicitadas para cada curso ofertado. Pressupõe-se, por exemplo, que um aluno que deseje cursar Medicina deverá optar por questões ligadas a ciências da natureza.
Leia também: Redação: conheça caminhos para você ser aprovado
Desafios do ENEM 2024
Hoje, o Exame Nacional do Ensino Médio conta com 90 questões objetivas em cada um dos dias, além da redação. O novo ENEM deverá ter entre 80 a 90 questões na primeira fase, já a configuração da segunda fase ainda aguarda definição para elaboração.
É justamente nesta segunda fase que deve ser apresentado o maior desafio para os candidatos.
A avaliação diversificada, escolhida pelo estudante, conhecida como itinerários informativos, deve ser elaborada de modo equalizado, possibilitando ser respondida por alunos de todo o país, mesmo com a disparidade dos itinerários elaborados nas diferentes regiões brasileiras.
Outro ponto que vai requerer atenção por parte do candidato é a pontuação de língua inglesa que não será uma prova única e sim interdisciplinar, cobrada no decorrer de toda a primeira etapa.
Ainda cabe ao Ministério da Educação e às universidades definir como serão utilizadas as notas do ENEM para ingresso nos cursos. Entre as possibilidades temos:
- Utilizar apenas a nota da primeira fase, desconsiderando a nota obtida pelo estudante na segunda etapa;
- Usar a nota da primeira etapa e apenas uma nota de uma das provas da segunda fase;
- Atribuir pesos diferenciados para cada uma das fases.
Outras questões que podem ser desafiadoras nesse novo formato de ENEM dizem respeito à logística para aplicação das provas. Ainda não se sabe se o ENEM continuará a ser realizado apenas uma vez ao ano, muito menos se todas as quatro provas da segunda etapa serão realizadas simultaneamente.
Recentemente também foi divulgado o problema de defasagem enfrentado pelo Banco Nacional de Itens (BNI). O que exigirá uma reformulação completa para se adequar ao formato do novo ENEM, além de uma fase de testes.
Mesmo com todos esses desafios, é certo que as mudanças serão feitas gradualmente, possibilitando que tanto as instituições, como os estudantes, se adaptem ao longo do processo.
Veja também: Por que é importante cursar um pré-vestibular?
Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!
Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras.
Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.
Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.
Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!
Entre em contato: (71) 3354-0711/(71) 99634-3590.
Acesse as nossas redes sociais.