O termo Vestibular vem do latim vestibulum, que significa entrada. Essa principal “porta de entrada” dos estudantes nas mais de 2500 Instituições de Ensino Superior do Brasil possui uma história centenária, objetivando selecionar de maneira mais justa, avaliando conteúdos diversos, quem ingressará nos quase 38 mil cursos de Graduação oferecidos por estas Universidades Públicas e Privadas espalhadas pelo país.
Ao longo do tempo, muitas mudanças foram incorporadas à esta forma de avaliar os conhecimentos dos estudantes, em sua grande maioria, recém-saídos do Ensino Médio.
Porém, nenhuma delas foi capaz de amenizar a intensidade das emoções e dos sentimentos que tomam conta daqueles que se submetem às avaliações e vivem uma rotina de preparação ao longo do ano.
Desde 1998, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), se tornou o meio mais eficaz de ingressar no Ensino Superior no Brasil, visto que muitas Instituições de Ensino utilizam o Exame como forma de admissão dos seus alunos.
No que se refere às Universidades Públicas, somam-se mais de 120 delas utilizando as notas do ENEM como critério de seleção, através do Sistema de Seleção Unificado, o SISU.
Entretanto, para além dos estudos diários, da atenção aos conteúdos sinalizados nos editais, da rotina disciplinada de leituras e aulas, das preocupações com notas, temas de redação, dentre outros, é necessário ressaltar a grande importância dos cuidados com a saúde mental dos alunos ao longo deste exaustivo caminho de preparação que todos percorrerão até à meta final: a aprovação.
Leia também: Confira dicas de mapas mentais que vão te ajudar na hora de estudar.
A importância de preservar a Saúde Mental
Em 2020, o Jornal Brasileiro de Psiquiatria publicou um estudo que chama a atenção para os índices alarmantes de jovens que estando neste período da vida, ou seja, são pré-vestibulandos, desenvolvem Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), sem se darem conta dos sinais e sintomas.
Como estão muito envolvidos nas demandas escolares, não percebem que o grau de estresse se agrava e começa a prejudicar sua saúde física e mais ainda a saúde da mente.
Esta temática possui tanta relevância que se tornou tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2020, quando na oportunidade foi-se discutido sobre as doenças mentais e as dificuldades enfrentadas por seus portadores na sociedade brasileira.
Identificar e refletir sobre alguns fatores que intensificam o processo de estresse, potencializam as cobranças, prejudicando assim o ritmo dos estudos e a vida como um todo, é fundamental neste contexto. Precisam ser levados a sério fatores tais como:
- Influência das Redes Sociais;
- Pressão familiar;
- Auto cobrança;
- A Pandemia do COVID 19;
- Dificuldades financeiras;
- Medo da frustração, da não aprovação no Exame.
Dicas para você se preparar emocionalmente para o ENEM
Após a percepção de como os fatores listados acima interferem na manutenção de uma saúde mental equilibrada, influenciando assim diretamente nos estudos para o ENEM e seus resultados, destacamos algumas dicas que servirão para te ajudar neste momento desafiador:
- Evite procrastinar;
- Cuidado com o tempo gasto em redes sociais;
- Tente viver um dia de cada vez, sem criar grandes expectativas, aproveitando cada oportunidade de aprendizado, de crescimento;
- Escolha uma atividade física que goste e pratique-a regularmente;
- Alimenta-se bem. Beba bastante líquido;
- Durma bem. Um sono de qualidade faz toda a diferença;
- Reserve um tempo para estar com a família, com os amigos, para uma leitura extra, para relaxar;
- Não sinta vergonha em aceitar ajuda psicológica profissional;
- Conscientize-se de que para tudo na vida existe um tempo certo de acontecer. Faça a sua parte e saiba esperar o tempo agir.
- Confie em seu potencial e no tempo utilizado para os estudos ao longo da vida
- Não tenha medo do fracasso. Sempre é tempo para se recomeçar.
Temos a certeza de que assim, unindo disciplina, dedicação e cuidados com o corpo e a mente, você estará muito mais perto da tão sonhada aprovação, sem prejudicar a saúde além do limite.
Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!
Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras.
Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.
Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.
Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!
Entre em contato: (71) 3354-0711 / (71) 99634-3590.
Acesse as nossas redes sociais.