A leitura dinâmica pode ser uma alternativa eficiente para o vestibulando ter acesso a mais conteúdos e aproveitar melhor o tempo para os estudos.
Todo estudante sabe que um dos principais e mais difíceis desafios para se preparar adequadamente para o vestibular é a enorme quantidade de materiais que ele precisa ler, compreender e aprender.
Uma pessoa adulta lê em média entre 200 a 300 palavras por minuto. Desenvolvendo técnicas de leitura acelerada, você pode aumentar essa capacidade em pelo menos 5 vezes.
Ou seja, você atingiria 1.500 palavras ou mais a cada minuto de leitura, o que seria muito produtivo para os seus estudos, não é mesmo? Afinal, economizaria tempo e teria acesso a muito mais conteúdo.
Mas será que a leitura acelerada, de fato, funciona para ajudar a estudar? O que é lido pode ser compreendido na íntegra?
Vamos responder essas perguntas aqui! Continue com a gente!
O que é leitura dinâmica?
A leitura dinâmica também pode ser chamada de rápida ou acelerada.
Os primeiros estudos sobre ela surgiram no final do século XIX.
Em 1880, Louis Émile Javal, um oftalmologista francês, começou a pesquisar como os olhos se movimentam durante a leitura e trouxe algumas hipóteses para deixar esse processo mais rápido.
No entanto, a prática popularizou nos Estados Unidos em 1960 durante a gestão do então presidente John Fitzgerald Kennedy, mais conhecido como JFK, que conseguia ler mais de mil palavras por minuto.
Na época, o presidente contratou a professora Evelyn Wood para ensinar o speed reading aos seus assessores, e em pouco tempo a técnica despertou o interesse da população mundial.
Evelyn Wood é considerada a precursora dos cursos e da prática de leitura dinâmica que conhecemos atualmente.
Mas, afinal, o que é leitura dinâmica?
Pode-se definir leitura dinâmica como uma técnica que auxilia a desenvolver a habilidade para aumentar a capacidade da velocidade de leitura.
Ou seja, é uma ferramenta que possibilita ler conteúdos mais rapidamente, por isso, é muito usada entre pessoas que estão estudando para concursos e alunos que estão se preparando para o vestibular.
Essa técnica realmente auxilia nos estudos?
Conforme mencionamos, um adulto lê em média entre 200 a 300 palavras por minuto, e desenvolvendo habilidades de leitura dinâmica, ele pode aumentar essa capacidade consideravelmente.
Inclusive, uma publicação no portal da Faculdade Mackenzie informa que pessoas que praticam a leitura rápida conseguem ler entre 1.000 a 1.700 palavras por minuto, atingindo um nível de compreensão dos conteúdos estudados de até 85%
No entanto, a prática exige treino e disciplina.
Exercitá-la de qualquer forma pode ter efeito contrário e prejudicar o seu estudo, afetar o nível de compreensão e comprometer o processo de assimilação do conteúdo e seu resultado na prova.
Como fazer leitura dinâmica?
Estudar em casa exige disciplina e organização, e com a leitura dinâmica não é diferente. Para praticá-la, você precisa:
Escolher o lugar ideal para o estudo
Escolha um local calmo e silencioso, onde não haja riscos de distrações com movimentações de pessoas, ruídos, dores nas costas ou falta de ergonomia.
Opte por cadeiras confortáveis e uma boa iluminação.
Evite a subvocalização
Subvocalização é um ato quase que inconsciente dos leitores.
É a chamada voz mental que fica dentro da sua mente enquanto lê. É como se você repetisse mentalmente cada palavra lida.
Perceba qua ao ler a frase – o presidente JFK morreu em 1963 – você provavelmente não subvocalizou “mil novecentos e sessenta e três”, porque simplesmente reconheceu e absorveu a informação.
Isso é possível também com as palavras e vai contribuir para o seu processo de leitura dinâmica.
Evite a releitura
A releitura também é um hábito bem comum dos estudantes.
Muitas vezes, antes mesmo de terminar um parágrafo ou uma página, se volta para ler um pedaço do texto que ficou para trás.
Se isso acontece com você, muito provável não está focando totalmente na leitura e, por isso, a sua capacidade de compreensão é comprometida.
Aumentando o seu foco, você evita e releitura, ganha tempo e acessa mais conteúdo.
Corra os olhos rapidamente pela página antes da leitura (skimming)
O skimming é uma técnica aplicada para leitura dinâmica e consiste em dar uma passada de olhos rapidamente no conteúdo na busca de informações relevantes sobre o tema estudado, como por exemplo:
- títulos,
- imagens,
- data,
- temas,
- autor.
Usando essa técnica, você habitua a sua mente a focar a leitura completa somente quando houver necessidade.
Use o scanning
O scanning é muito semelhante ao skimming, só que aqui você vai passar os olhos rapidamente para identificar apenas palavras-chaves.
Isso vai ajudar a deixar de lado textos que não são pertinentes ao seu estudo.
Avalie o seu desempenho
Uma boa dica é avaliar o seu desempenho. Você pode usar um cronômetro para marcar quantas palavras você está lendo por minuto.
Lembre-se que o desempenho também deve ser mensurado pelo seu nível de compreensão de cada conteúdo estudado.
Nossa dica mais importante é: comece com leituras que não envolvam seu estudo.
Pegue um livro da sua cabeceira para reler e faça isso sem a responsabilidade de ter que assimilar e compreender os conteúdos.
A leitura dinâmica deve ser uma ajuda e não um empecilho para os seus estudos.
No mais, mantenha o foco, conte com o Curso Interseção e acredite no seu potencial.
Que tal seguir o Curso Interseção no Instagram e ficar por dentro de muito mais dicas para os seus estudos?