A escrita criativa fará toda a diferença em sua formação acadêmica, na preparação para o vestibular e Enem, e na sua vida profissional.
É através da redação que se pode conhecer mais profundamente as pessoas, por isso ela é tão importante no dia a dia da academia e das empresas.
Além de possibilitar que sejam conhecidos os pensamentos e entendimento sobre os mais diversos assuntos, o redator também apresenta o seu nível intelectual, pois, através da palavra escrita, consegue-se perceber ideias e o domínio que a pessoa tem sobre as regras gramaticais e ortográficas.
De acordo com o Portal do Ministério da Educação (MEC), as redações do Enem consideram cinco competências para a formulação da nota dos candidatos, são elas:
- domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- respeito aos direitos.
O fato é que a avaliação de todas essas exigências demonstra a capacidade que uma pessoa tem para expressar uma opinião, defender uma situação e conseguir se relacionar com a sociedade através da escrita, uma situação bastante comum no cotidiano profissional.
Neste post, apresentaremos a escrita criativa, o que é, quais os benefícios e algumas dicas importantes para que você utilize essa técnica para desenvolver as suas redações.
Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
O que é escrita criativa?
A escrita criativa é a capacidade que uma pessoa tem em desenvolver textos com qualidade que chamam a atenção do leitor e que os fazem ler o conteúdo do começo ao fim.
Essa criatividade é fundamental para que uma história ou um fato seja narrado através da escrita.
Essa habilidade, diferente do que muitos pensam, não vem de berço, portanto, pode ser desenvolvida e aprimorada por qualquer pessoa que esteja disposta a isso.
Quais os benefícios dela para a escrita de redações?
Como já vimos, a escrita criativa possibilita que as pessoas tenham interesse em ler uma redação, em função do seu formato e da maneira com que o seu conteúdo atrai o leitor.
No entanto, essa redação não é utilizada apenas para o desenvolvimento de:
- romances;
- novelas;
- contos;
- matérias jornalísticas.
Ela pode e deve estar presente no dia a dia das pessoas, tanto na elaboração de correspondências comerciais quanto de mensagens para amigos, e-mails, manuais de instrução, postagens na internet e em todo espaço onde se faça presente a possibilidade de divulgação de conteúdos através da forma escrita.
Além disso, praticar esse tipo de escrita exercita a concentração e a criatividade, tornando-a mais organizada e consistente.
Dicas e exercícios de escrita criativa para incorporar na sua rotina de estudos
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios a serem alcançados com a escrita criativa, conheça três dicas que irão ajudá-lo a incorporar na sua rotina de estudos essa qualidade:
Crie o hábito de escrever diariamente
Escrever diariamente é um dos melhores exercícios para quem deseja ter uma escrita criativa, mesmo quando a tal criatividade não apareça.
A criatividade é fabricada por você e não é algo que virá ao seu encontro, portanto, comece a escrever sobre as ideias e situações que surgem no seu cotidiano e perceba que o formato dos conteúdos irá se modificando na medida em que o tempo passa.
Procure inspiração no seu entorno
No início, possivelmente você terá dificuldades em encontrar motivos para escrever, portanto, busque a inspiração naquilo que acontece à sua volta.
Passe a observar as pessoas e os acontecimentos e você irá descobrir situações que sempre passaram despercebidas, mas que estão ao seu lado.
Cultive o hábito da leitura
Por fim, cultive o hábito da leitura e prepare-se para perceber um novo mundo.
Será lendo que você irá enriquecer o seu vocabulário e poderá conhecer mais a respeito do mundo e da vida.
Leia livros, jornais e revistas com os temas e assuntos que agradam, porém, não se esqueça de ler também conteúdos que apresentam técnicas para melhorar a sua escrita.
Na internet, você encontrará muito material de qualidade, portanto, para que você tenha uma escrita criativa, basta apenas que você esteja disposto a conquistá-la, para isso será preciso disciplina, persistência e dedicação.
Além de trabalhar essa característica em sua pessoa e construir o sucesso na sua vida acadêmica e profissional, aproveite e leia também nosso post que apresenta 8 dicas para manter a saúde mental em ano de vestibular!