O método Kolb foi desenvolvido em 1979 e revisado nos anos de 1985 e 1993.
Tudo começou a partir de estudos desenvolvidos pelo professor universitário norte-americano David Allen Kolb, no ano de 1971, a partir de experiências e observações realizadas junto a alunos adultos.
O professor David, mestre e doutor pela Universidade de Harvard, buscou informações para compreender de que forma as pessoas aprendem, concluindo que os estágios da aprendizagem são duradouros e invariáveis.
Apesar de existir um Ciclo de Aprendizagem, cada pessoa possui um formato diferenciado para alcançar os objetivos, tanto na sala de aula como no dia a dia das atividades profissionais.
Essas características precisam ser respeitadas e trabalhadas para que os resultados sejam os melhores possíveis, daí a importância em saber qual é o estilo de cada aluno.
Neste post, apresentaremos o método Kolb de aprendizagem, os estágios envolvidos nesse processo e o estilo na qual as pessoas podem ser categorizadas. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
O que é o método Kolb de aprendizagem?
O método Kolb tem por base a existência de um ciclo contínuo de aprendizagem experiencial, envolvendo:
- sentimentos;
- posicionamento;
- atitudes.
Todas as pessoas que se propõe a aprender passam por esse ciclo, no entanto, conhecer a si mesmo e as suas características facilita a tarefa, uma vez que esse processo passa por 4 estágios que veremos na sequência.
O fato é que cada pessoa possui uma maneira diferente de aprender e processar a realidade, portanto, torna-se indispensável saber como você age, reflete, conceitua e aplica os conteúdos adquiridos através dos estudos.
Os estágios do processo de aprendizagem para descobrir o seu perfil
Como vimos, existem 4 estágios no processo de aprendizagem, onde cada pessoa possui o seu estilo, caracterizado por preferências e formas de lidar com o conhecimento adquirido.
Vamos conhecer os 4 estágios de aprendizagem, segundo o método Kolb:
Experiência concreta
A experiência concreta está associada às ações, portanto, trata-se do conhecimento obtido em sala de aula que o leva a tratar do conteúdo através da:
- observação;
- experimentação;
- situações práticas.
Nessa etapa, as observações e os sentimentos estão acima da abordagem teórica e sistemática, portanto, essa experiência colabora de forma efetiva para o entendimento do assunto que está sendo abordado.
Observação reflexiva
O segundo estágio do ciclo de aprendizagem envolve a reflexão e por isso é conhecido como observação reflexiva.
A partir da experiência vivida anteriormente, o aluno passa a analisar os fatos ocorridos, considerando todo o processo, tais como:
- dúvidas a respeito;
- seu comportamento diante do aprendizado;
- comportamento dos colegas;
- revisão da experiência vivida no estágio.
Conceitualizar
O estágio que envolve a criação de conceitos é a terceira etapa do ciclo.
De acordo com o método Kolb, esse é o momento em que a criatividade, o levantamento de hipóteses e o raciocínio lógico contribuem para que o aluno chegue às conclusões que o farão entender sobre o assunto de forma sistemática.
Isso significa alcançar o entendimento a partir da compreensão intelectual de uma situação.
Aplicar
Por fim, chega-se ao momento da aplicação dos conhecimentos, ou seja, colocar em prática aquilo que se aprendeu.
Esse é o momento da experimentação, onde as hipóteses, conceitos e tudo o que foi aprendido é aplicado de forma efetiva e quando mudanças podem ocorrer a partir de ajustes e descobertas que surgem apenas nesse estágio do aprendizado.
Os 4 estilos de aprendizagem do método Kolb
Como se observa, o método Kolb trabalha e defende que essas etapas são inevitáveis no processo de aprendizagem.
No entanto, existem ainda 4 estilos de aprendizagem, ou seja, tipos diferentes de se atingir o conhecimento mesmo diante do mesmo movimento cíclico (estágios) pelo qual todos os alunos experimentam.
Diante disso, Kolb desenvolveu os seguintes estilos dos estudantes:
Divergente
O estilo do estudante divergente é caracterizado pela criatividade e imaginação.
Normalmente, eles se destacam nos estágios que envolvem a experiência e a observação, pois possuem facilidades em elaborar ideias e abrir alternativas diante das variadas situações que possam estar trabalhando.
São aqueles que gostam de trabalhar em grupo, são receptivos e sempre estão dispostos a dar retorno sobre as observações apresentadas durante os estudos.
Assimilador
O assimilador é o estilo dos estudantes que são bastante voltados aos estágios de observação e conceituação.
A partir das análise dos fatos, eles possuem grande facilidade em construir métodos e organizar de forma lógica e concisa as atividades a serem desenvolvidas para se chegar aos resultados pretendidos.
Normalmente, são pessoas que gostam da área científica, tecnológica e de aprender a partir de palestras, leituras e meios analíticos.
Convergente
O estilo convergente de aprendizado, segundo o método Kolb, possui como características os estágios de conceitualização e aplicação.
São os alunos que gostam de aplicar as ideias, portanto, adoram aulas laboratoriais e estão associados às atividades especializadas e tecnológicas.
Possuem grandes facilidades nas resoluções de problemas e na tomada de decisão.
Acomodador
Chegamos ao último dos estilos apresentados pelo método Kolb, trata-se do acomodador.
Tratam-se dos alunos que gostam da parte prática do processo, ou seja, do estágio que envolve a aplicação.
Costumam não se incomodar em correr riscos e estão sempre dispostos a fazer mais uma tentativa. Basicamente, aprendem usando da intuição e nas abordagens envolvendo tentativas e erros.
Possuem também grande facilidade de se adaptarem às mudanças e são fascinados pelas atividades práticas, onde problemas precisam ser resolvidos.
Como se observa, o método Kolb apresenta detalhes importantes a respeito do aprendizado e das características dos alunos. Vale a pena você fazer uma avaliação para verificar qual o seu perfil.
Agora que você conhece mais a esse respeito, leia e entenda como usar a inteligência artificial para estudar em casa!