Uma boa preparação para o vestibular envolve dedicar um tempo especial para estudar filosofia, afinal, você precisará explorar uma variedade de temas e tópicos.

Filosofia e sociologia foram incorporadas ao currículo do ensino médio em junho de 2008 e, desde então, as matérias podem ser cobradas nas provas dos vestibulares e também no ENEM.

Apesar de tratar de assuntos que estão muito presentes no nosso dia a dia, como a vida em sociedade, política, ética, moralidade e comportamentos, estudar filosofia exige preparação e planejamento, exatamente por se tratar de uma matéria muito abrangente.

Nada melhor para ajudar a estudar a matéria do que conhecer os temas mais recorrentes em provas já realizadas.

Por isso, continue a leitura e confira o que mais cai nas provas quando o assunto é filosofia.

10 temas de filosofia que caem nas provas

Entre os objetivos da introdução da disciplina de filosofia no currículo do ensino médio, destacam-se:

  • promover a educação,
  • desenvolver no aluno um pensamento crítico e reflexivo,
  • favorecer a todos uma cultura de respeito e de luta pelos direitos humanos.

Logo, os temas que envolvem a disciplina são muito abrangentes e existe uma infinidade de conteúdos a serem estudados.

Tratando-se de provas de vestibular ou ENEM, a dica é que geralmente as questões são compostas de trechos bem extensos que trazem informações complexas, exigindo do aluno muita atenção e uma excelente interpretação de texto.

Entre os temas de filosofia mais recorrentes em provas, destacam-se:

Relações de trabalho

As relações de trabalho estão entre os assuntos mais atrelados aos diversos tópicos que envolvem a filosofia.

Afinal, ela estuda e discute o impacto gerado pelas transformações vivenciadas nas relações trabalhistas, tanto sob o aspecto histórico como no atual, que envolve a inclusão social, os avanços tecnológicos, as flexibilizações na legislação, direitos trabalhistas, etc.

Por isso, as questões que envolvem as relações de trabalho estão entre os temas de filosofia que mais caem em provas de vestibular e no ENEM.

Movimentos sociais

O progresso da sociedade é decorrente de movimentos sociais e esses eventos fazem parte da história do Brasil e do mundo, envolvendo a política, indústria, economia e a luta pelos direitos humanos.

Logo, os eventos que impactaram a história nacional e mudaram comportamentos devem ser estudados, entre eles: o das Diretas Já, que ocorreu no Brasil em 1984, e o Movimento Negro, realizado em 1950, nos Estados Unidos, um marco na mudança da legislação americana.

Ainda temos movimentos feministas, estudantis e LGBTQIA+, que mudaram trajetórias, quebraram paradigmas na luta pela igualdade.

Filosofia moderna

Claro que temas de filosofia moderna também estão entre os que mais caem em provas, e ela começa no século XV com os filósofos René Descartes e Galileu Galilei.

A filosofia moderna deixou as ideias aristotélicas para trás, essas que eram pautadas na fé e conduta cristã, passando a trazer reflexões em torno do conhecimento humano, bem como o uso e a valorização da razão.

Ética e moralidade

Ética e moral são temas de filosofia bem presentes em questões de vestibulares, afinal, ambos os conceitos caminham lado a lado com a filosofia desde a Grécia Antiga, quando Sócrates, Platão e Aristóteles começaram a estudar a mente, o comportamento humano e a vida em sociedade.

Por isso, as chances de Sócrates ou Platão, ou ainda Aristóteles e seus pensamentos, caírem na prova são bem grandes.

Sem contar que, em pleno século XXI, ética e moral são conceitos que se estenderam e dizem respeito ao comportamento do cidadão perante a sua profissão, religião, meio ambiente, internet e onde mais possa haver desrespeito de normas, condutas e valores.

Conceitos de Karl Marx

Nos seus estudos de história, você provavelmente ouviu falar de Karl Marx, o filósofo e sociólogo alemão que teve importante participação ao ajudar a sociedade a compreender o funcionamento do capitalismo.

Seus conceitos que envolvem as relações de trabalho e as formas de exploração também estão entre os temas de filosofia mais recorrentes em provas.

Max Weber e a ação social

O economista, jurista e intelectual, Max Weber e o seu conceito de “ação social” também estão entre os temas de filosofias com maiores chances de cair nas provas de vestibular.

Para Weber, a conduta de uma pessoa tanto tem sentido para ela mesma quanto para aquelas que são afetadas pela ação praticada.

Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade.

Fato social de Émile Durkheim

As ideias do sociólogo francês Émile Durkheim também estão presentes nas questões de vestibulares, principalmente o conceito de fato social e consciência coletiva.

Segundo as teorias de Émile, o fato social representa as maneiras de agir das pessoas em determinado grupo.

Para ele, os fatos moldam as pessoas porque exercem influência sobre elas mesmas e os conjuntos de hábitos, permitindo que elas desenvolvam um sentimento de consciência coletiva que age por trás delas.

Escola de Frankfurt

Claro que as relações e as influências de consumo também são temas de filosofia recorrentes em provas.

E um deles envolve a Escola de Frankfurt, criada por um grupo de pesquisadores alemães que resolveu estudar como os meios de comunicação em massa impactam na formação de uma sociedade consumista.

Para os estudiosos, a popularização desses canais resultava na alienação das pessoas que, ao invés de se indignarem diante da exploração consumista que estavam passando, elas se acalmavam ao receberem os produtos de entretenimento que haviam adquirido.

A partir da discussão, em virtude desse comportamento, os filósofos criaram o conceito de “Indústria Cultural”, teoria que explica como as mídias comercializam a cultura, transformando-a em um bem, fazendo com que ela deixe de ser vista como arte.

Tanto as ideias de comportamento presenciados na Escola de Frankfurt como o conceito de Indústria Cultural são temas de filosofia abordados em provas de vestibular.

Filosofia kantiana

O idealismo transcendental de Kant e seu posterior criticismo também estão inclusos nas provas de vestibulares e no ENEM.

Para o filósofo alemão, nem o empirismo na época estava certo e nem o racionalismo conseguia explicar o conhecimento humano.

Além do idealismo transcendental e do criticismo, Kant também defende seus conceitos no iluminismo e no imperativo categórico.

Logo, são vários tópicos para estudar envolvendo um mesmo filósofo.

Contrato social

A relação entre os seres humanos e o Estado também é um dos temas de filosofia mais recorrentes em provas, afinal, ele é sempre atual.

Nesse sentido, o conceito de contrato social é um dos temas que mais é empregado em questões de vestibulares, exatamente pelo impacto que essa ideia filosófica tem em relação aos dias atuais.

Ao falar de contrato social é impossível não mencionar John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes.

Locke estuda o impacto da sociedade em si, já Rousseau acredita que o ser humano é bom e que a sociedade o torna mais egoísta conforme o conceito de propriedade privada surge.

Para Hobbes, o egoísmo é um estado natural do homem causado pelo seu terror de uma morte violenta.

Agora que você conferiu os temas de filosofia mais recorrentes em provas de vestibulares e ENEM, que tal continuar a leitura e conhecer 5 hábitos que ajudam a manter sua rotina de estudo saudável?