Compreender como funciona a correção da redação do Enem pode ajudar você a ficar mais atento quanto aos critérios avaliados pelos corretores e buscar aumentar a sua nota.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova destinada apenas a estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio.
E a partir das notas alcançadas nos testes os alunos podem ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC), como SiSU, ProUni e Fies e quanto mais alta a média final, maior a chance de entrar na tão sonhada faculdade.
É importante destacar que jovens que frequentam o primeiro e o segundo anos do ensino médio também podem fazer a prova, como uma forma de treino, para saber na prática como funciona o exame.
A última edição do Enem, realizada em novembro de 2024, somou 4,325 milhões de inscritos confirmados, desse total 1,6 milhão eram estudantes concluintes do Ensino Médio.
E a redação pode ser decisiva para a tão sonhada vaga na faculdade, afinal, ela pode aumentar ou diminuir a sua média final.
Isso porque em 2017 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade que determina as diretrizes para o Enem, passou a considerar a nota da redação no cálculo da média final do candidato.
Continue a leitura e conheça as competências avaliadas, quem faz e como funciona a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
Como funciona o processo de correção da redação?
A redação do Enem consiste na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo que geralmente é sobre um tema de ordem política, cultural, científica ou social.
Já a correção da redação do Enem é realizada por no mínimo duas pessoas, chamadas de avaliadores (as), ambas graduadas em Letras ou Linguísticas.
E o processo é feito de forma independente, ou seja, um avaliador não sabe da nota dada pelo outro.
Toda a correção é baseada em competências cobradas na redação e avaliadas ao longo da produção do seu texto.
Como funciona:
-
são cinco competências analisadas,
-
cada avaliador deve atribuir de 0 a 200 pontos para cada uma das competências, somando no máximo 1000 pontos,
-
a nota final da redação é a média aritmética resultante da soma dos valores atribuídos pelos dois (duas) avaliadores (as).
Em caso de discrepância, é acionado um terceiro corretor ou uma banca examinadora.
O que é discrepância? Considera-se discrepância quando a diferença entre as notas dadas pelos avaliadores for superior a 100 pontos.
Imagine, por exemplo, que a soma das notas de um corretor totalizou 300 pontos e a do outro somou 440. Nesse caso, há uma diferença de mais de 100 pontos.
Outra situação que caracteriza uma discrepância é quando a nota dada em uma das competências apresenta uma diferença de mais de 80 pontos entre um avaliador e o outro.
As competências avaliadas na correção da redação do Enem
Como falamos, na correção da redação do Enem são avaliadas 5 competências que devem ter sido desenvolvidas pelo estudante no decorrer da sua jornada escolar, especialmente no último ano do ensino médio.
São elas:
Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e diz respeito ao conhecimento das regras gramaticais, acentuação, regência verbal e ortografia, critérios determinantes quando se trata de correção da redação do Enem.
Competência 2: compreender o tema proposto, identificando as informações e ideias defendidas nos conteúdos de apoio, respeitando a estrutura do texto dissertativo que envolve introdução, desenvolvimento e conclusão.
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões
e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nessa hora, lembre-se que uma boa dissertação é feita de ideias e você pode aplicar várias áreas do conhecimento para argumentar e concluir a sua redação.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para
a construção da argumentação. Nessa competência serão cobrados e avaliados elementos usados para fazer ligações entre os pensamentos, como, por exemplo, advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, ou seja, ao finalizar o texto, o estudante deve propor uma ação que vise solucionar o problema discutido na temática central da redação.
E não esqueça que pelas regras do Enem, caso a sua proposta de intervenção fira os direitos humanos, você pode perder 200 pontos nessa competência.
Diferença entre notas altas e baixas
Quando se fala em correção de redação, o maior problema na hora da avaliação, que pode levar a uma nota muito baixa ou até mesmo à anulação, é fugir completamente do tema proposto.
Entregar um texto com menos de sete linhas também pode resultar no cancelamento da redação.
Outras situações que tiram pontos são:
-
não obedecer à estrutura do texto, que deve ser tipo dissertativo-argumentativo,
-
incoerências na argumentação,
-
parte deliberadamente desconectada do tema proposto
Por outro lado, a chave para tirar nota 1000 ou se aproximar ao máximo dela é produzir o seu texto devidamente alinhado com as cinco competências cobradas e avaliadas nesta prova.
Destacamos que em cada competência existem cinco níveis de avaliação e cada um deles vale até 40 pontos.
Logo, cada competência pode somar 200 pontos e o conjunto das 5 totaliza 1000.
Dicas para melhorar a redação do Enem
Uma das principais dicas para atingir boas notas na correção da redação é treinar para evitar os erros mais comuns na prova.
Para melhorar o seu desempenho, é preciso adotar práticas que ajudem você a desenvolver uma escrita clara e coerente, aplicando corretamente as regras gramaticais e, em especial, fazendo uso devido dos conectores.
Ainda em relação à argumentação, ela deve ser bem fundamentada e ter coerência com o tema proposto.
Evite frases longas e complexas, e não esqueça que a estruturação do texto considera introdução, desenvolvimento e conclusão. Seguir essa divisão, além de cumprir com os critérios, colabora para uma melhor organização das ideias.
Outra dica é buscar sempre contar com o suporte e o feedback de um professor de redação.
Busque também:
-
ler mais conteúdos argumentativos,
-
treinar redações semanalmente,
-
ler e se basear em redações que tiraram nota 1000 nos anos anteriores.
Agora que você conferiu como é feita a correção da redação do Enem, que tal continuar a leitura para saber quais foram os temas dos últimos anos nas redações do ITA.