Quer saber como funciona a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular)? Este é um dos vestibulares mais tradicionais do Brasil, uma vez que possibilita aos estudantes o ingresso na conceituada USP (Universidade de São Paulo). Logo, a aprovação neste exame é um verdadeiro sonho para milhares de jovens do País.

Primeiramente, precisamos jogar limpo com você estudante que está lendo este artigo: a prova da Fuvest é uma das mais complexas entre os vestibulares brasileiros, o que inclui grande exigência em relação ao conteúdo. Portanto, uma boa preparação é fundamental para obter bons resultados.

Leia também: Passar em Medicina na USP: entenda o sucesso dos alunos do Curso Interseção

A primeira fase da prova da Fuvest costuma contar com 90 questões (de múltipla escolha) relacionadas às seguintes disciplinas:

  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Química.

Já a segunda fase (dissertativa) da prova da Fuvest é aplicada por meio de duas provas. A primeira envolve dez questões de língua portuguesa e a redação. O segundo exame, por sua vez, é aplicado no dia seguinte, e abrange 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, a depender da carreira que o estudante escolheu no ato da inscrição.

Prova da Fuvest: habilidades específicas

Além das provas de primeira e segunda fases, os candidatos às carreiras de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas devem fazer provas de Habilidades Específicas. Cada curso tem um calendário próprio.

As provas são eliminatórias e classificatórias, cuja aplicação se dá somente aos classificados na primeira fase.

Leia também: Por que é importante cursar um pré-vestibular?

Leituras obrigatórias da prova da Fuvest

Algumas obras literárias também são obrigatórias na prova da Fuvest. Em 2022, por exemplo, os nove livros exigidos foram os seguintes:

Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
Quincas Borba – Machado de Assis;
– Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
– Angústia – Graciliano Ramos;
– Mensagem – Fernando Pessoa;
– Terra Sonâmbula – Mia Couto;
– Campo Geral – Guimarães Rosa.
– Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
– Nove Noites – Bernardo Carvalho.

A instituição, aliás, já divulgou as obras literárias que serão exigidas nos vestibulares dos anos 2023 a 2026. Veja a lista

O que estudar para a prova da Fuvest?

Muitos estudantes costumam ter dúvidas sobre o que estudar para a prova da Fuvest. Com o objetivo de ajudar a esclarecer esses questionamentos, nossos professores listaram alguns dos principais assuntos que costumam ser recorrentes no exame.

  • Língua Portuguesa

Estrutura de palavras (sufixos e prefixos); Morfossintaxe (estudo das classes de palavras e análise de frases, orações e períodos); Figuras de linguagem; Discurso direto e indireto; Concordância nominal e verbal.

  • Literatura

Nível avançado de leitura e entendimento das obras exigidas e muita intertextualidade.

  • História

História do Brasil (Colônia, Império, República Velha, Era Vargas, República Liberal, Ditadura Civil-Militar e Nova República. E história geral (Antiguidade Clássica, Feudalismo, Cruzadas, Eras das Revoluções, Grandes Guerras Mundiais, Guerra Fria, Nova Ordem Mundial, Conflitos no Oriente Médio).

  • Geografia

População; Urbanização; Aspectos Físicos; Economia; Indústria e Atualidades.

  • Língua Inglesa

O foco principal do vestibular da Fuvest é a leitura e interpretação de textos, sobretudo de revistas e jornais dos Estados Unidos e Reino Unido.

  • Biologia

Ecologia; Citologia; Botânica; Zoologia e Evolução.

  • Física

Velocidade, aceleração e gráficos; Equação fundamental da dinâmica; Energia e potência; Conservação da energia mecânica; Conservação da quantidade de movimento; Equilíbrio; Gravitação; Pressão e empuxo; Temperatura, dilatação, calor e gases perfeitos; Reflexão e refração; Conservação da carga, campo elétrico, trabalho e energia elétrica; Corrente e potência em circuitos elétricos; Campo e força magnética; Ondas, equação fundamental e interferência; Física moderna: equação de Einstein e energia de fóton.

  • Química

Equilíbrio químico; Reações químicas; Estequiometria; Ligações Químicas e Termoquímica.

  • Matemática

Geometria plana; Logaritmos e função logarítmica (foco nas propriedades operatórias); Análise combinatória; Probabilidade e Progressões aritméticas e geométricas.

  • Redação

De acordo com o Guia do Estudante, a Fuvest valoriza o texto bem articulado, no qual o estudante consegue demonstrar que sabe fundamentar sua tese com seu repertório pessoal de informações.

Saiba também

Conhecer as provas anteriores da Fuvest é muito importante para quem deseja estudar na USP, porque essa experiência possibilita ao estudante ter uma noção mais clara de como funciona o exame. Neste link é possível acessar essas avaliações: https://acervo.fuvest.br/fuvest/

Jônantas Magalhães Santos

Jônantas Magalhães Santos, ex-aluno aprovado em 1º lugar em medicina na USP

Curso Interseção tem experiência em aprovar na Fuvest

Sabia que o Curso Interseção tem experiência de mais de duas décadas em aprovação na prova da Fuvest? Centenas de estudantes que passaram pelo nosso pré-vestibular realizaram o sonho de estudar na USP, inclusive no concorrido curso de Medicina, o que só comprova o ensino de excelência oferecido pelos professores mais experientes, além de toda estrutura de ponta disponibilizada aos vestibulandos.

Venha ser mais um aprovado(a) na prova da Fuvest!

Contatos: (71) 3354-0711/99634-3590