Você tem dúvidas sobre como funciona a prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)? Milhares de jovens em todo o Brasil sonham em estudar nesta que é uma das instituições de engenharia mais conceituadas do País.
Criado em 1950 por meio de intensa cooperação internacional e motivação do Marechal Casimiro Montenegro Filho, o ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer) e sediada em São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo (a 85 km da capital).
A principal especialidade do ITA são as áreas de ciência e tecnologia no setor aeroespacial. Os alunos de graduação contam com ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus.
Ao todo, o ITA oferece seis cursos de graduação:
- Engenharia Aeronáutica;
- Engenharia Eletrônica;
- Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
- Engenharia Civil-Aeronáutica;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia Aeroespacial.
O que estudar para a prova do ITA?
Para esclarecer como funciona a prova do ITA, é necessário abordar o que se deve estudar para obter sucesso nas avaliações da instituição. Por se tratar de um curso de engenharia, podemos observar que os principais assuntos são relacionados às ciências exatas: matemática, física e química. Contudo, o ITA também valoriza conhecimentos em português e inglês.
De acordo com o Programa do Exame de Escolaridade para Ingresso no ITA – Vestibular 2022, alguns dos principais assuntos abordados na avaliação são:
Matemática: Teoria elementar dos conjuntos; Números complexos, Progressões aritméticas e geométricas; Funções, Polinômios; Equações algébricas; Combinatória; Matrizes, Trigonometria; Geometria plana, analítica e espacial.
Física: Noções sobre medidas físicas; Cinemática escalar da partícula; Conceito de força; Leis fundamentais da Mecânica; Trabalho e energia cinética; Gravitação universal; Movimentos periódicos; Estudo dos fluidos em equilíbrio; Termologia; Ondas transversais e longitudinais; Óptica geométrica; Natureza ondulatória da luz; Cargas elétricas; Condutores e isolantes; Campo magnético; Indução eletromagnética; Efeito fotoelétrico.
Química: Conceito, objetivos e ramos da Química; Matéria; Misturas heterogêneas, colóides e soluções; Elementos químicos; Átomos e moléculas; Bases estequiométricas da teoria atômica moderna; Ligações químicas; Soluções; Reações químicas; Equilíbrio químico; Termoquímica; Cinética química; Ácidos, bases, sais e óxidos; Eletroquímica; Química orgânica; Hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, fenóis e aminas; Proteínas, carboidratos, gorduras e polímeros naturais; Polímeros sintéticos; Química ambiental.
Português: O exame visa a avaliar a proficiência do candidato em língua portuguesa, literatura brasileira e redação, e contempla: leitura e compreensão de textos; conhecimento da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa e habilidade para empregá-la adequadamente; conhecimento das obras de autores representativos da literatura brasileira; interpretação de textos poéticos; produção escrita de texto dissertativo de acordo com a norma padrão.
Inglês: O exame de Inglês consistirá em uma prova com 10 questões, visando avaliar o candidato em sua competência para compreender textos autênticos em língua inglesa. As questões, todas de múltipla escolha, avaliarão a capacidade do candidato de predizer conteúdos, inferir significados, reconhecer vocabulário dentro de contextos diversos e também identificar estruturas gramaticais essenciais à compreensão dos conteúdos apresentados.
Assista ao vídeo institucional do ITA
Quantas questões são aplicadas na prova do ITA?
Na primeira fase da prova do ITA, os alunos precisam responder 60 questões objetivas sobre Matemática, Física, Química, Português e Inglês (12 de cada). Todas estas disciplinas citadas têm o mesmo peso. Também é importante observar que a primeira etapa corresponde a 20% da nota final do candidato. Dessa forma, além de ser eliminatória, a avaliação segue valendo para a soma final.
A segunda fase da prova do ITA, por sua vez, é realizada em dois dias. No primeiro, os alunos devem fazer 10 questões de Matemática e 10 de Química. Já no segundo, os estudantes fazem mais 10 questões discursivas de Física, além de uma redação. Os 80% restantes da nota são distribuídos nas provas realizadas (Matemática, Química, Física e Redação).
Quanto custa a prova do ITA?
A taxa de inscrição referente à prova do ITA tem o custo aproximado de R$ 140.
Quando será realizada a prova do ITA?
A prova do ITA, referente ao vestibular 2022, será realizada nos dias 2 de novembro de 2021 (primeira fase), 24 e 25 de novembro de 2021 (segunda fase). As inscrições para este concurso já estão encerradas, mas você já pode começar a se preparar para o exame do ano que vem.
Para saber mais detalhes sobre a prova do ITA clique aqui
Quais são as obras literárias cobradas na prova do ITA?
Para o vestibular 2022, as edições utilizadas como referência para a prova do ITA foram as seguintes:
- Afonso Henriques de Lima Barreto. Numa e a ninfa. Prefácio de João Ribeiro. Apresentação e notas de Antonio Arnoni Prado. 1ª ed. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2017.
- Carlos Drummond de Andrade. Antologia Poética. Organizada pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
- Lygia Fagundes Telles. Seminário dos ratos: contos. Posfácio de José Castello. Nova edição revista pela autora. 6a reimpressão 2020. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Curso Interseção é líder de aprovação no ITA
Você sabia que o Curso Interseção tem um longo histórico de aprovação no ITA? Inclusive, até alguns de nossos professores foram alunos premiados da instituição, experiência que tem sido fundamental para oferecer a melhor preparação aos nossos pré-vestibulandos.
Saiba mais sobre o nosso Preparatório ITA