Um bom relacionamento é construído ao longo do tempo e faz toda a diferença na convivência com colegas e professores, além de garantir vantagens no estudo em grupo.

O ser humano é social por natureza. Seja na família, na escola, na empresa, na faculdade ou em outras situações, é essencial se relacionar com outras pessoas. Esse processo é chamado de relacionamento interpessoal.

Outra característica natural do ser humano é sua individualidade. Cada pessoa é única, com vivências diferentes, crenças próprias, valores construídos, propósitos definidos e hábitos de vida específicos.

Escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades são ambientes em que as pessoas se reúnem com um objetivo comum: aprender e enriquecer seus conhecimentos.

Nesses espaços, o professor atua como mediador do conhecimento, enquanto o estudante é o protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Assim, escola, professor e estudante formam um grupo social, no qual cada parte possui direitos e deveres.

Quer saber como construir uma relação saudável e positiva com colegas e professores?

A importância de manter um bom relacionamento com colegas e professores

Construir e manter um bom relacionamento com colegas e professores traz benefícios pessoais e coletivos, como, por exemplo:

  • você está ajudando a evitar desavenças e a formar um ambiente calmo e mais saudável para todos,

  • uma boa relação com professores e colegas possibilita mais flexibilidade na sua rotina de estudos, bem como na hora de organizar trabalhos, pesquisas e outros compromissos em grupo,

  • desenvolvimento do espírito de equipe e apoio entre os colegas,

  • poder contar com o apoio e auxílio nos seus estudos e pesquisas quando precisar,

  • oportunidades de crescimento pessoal e coletivo,

  • aprendizagem mais prazerosa e produtiva.

Passos para criar um bom relacionamento com seus professores e colegas

Como mencionado, a instituição escolar, os professores e os estudantes formam um grupo social, no qual cada um desempenha seu papel, com direitos e deveres específicos.

De forma particular, cada estudante pode contribuir de forma significativa para um bom relacionamento, especialmente com os colegas e professores.

Alguns passos importantes para construir essas relações incluem:

Evite conflitos desnecessários

Em uma convivência em grupo, no qual cada membro tem o seu jeito de pensar e agir, haverá discordâncias, o que é natural nos relacionamentos interpessoais.

Também vivemos em uma democracia e cada cidadão tem o direito de expressar o seu pensamento, porém, todos precisamos aprender a evitar conflitos e saber lidar com mal-entendido.

Evite conclusões precipitadas e não fortaleça fofocas, geralmente essas atitudes acabam por gerar conflitos e desconfortos desnecessários em um grupo.

Participe de projetos extracurriculares

Se mostrar interessado e participar de projetos extracurriculares também é um passo importante para quem deseja construir e cultivar um bom relacionamento com os colegas e professores.

Participar de eventos diversos além da sala de aula é uma excelente forma de conhecer melhor seus colegas de classe e de outras turmas, além de se integrar com a equipe docente.

Assuma responsabilidades

Para um bom relacionamento com colegas e professores, não basta apenas ser um aluno esforçado e interessado, é preciso comprometimento.

Por isso busque ser pontual com horários, seja em sala de aula, reunião de grupos para estudos, eventos extraclasses e em outros compromissos marcados.

Esteja aberto ao diálogo

Em qualquer ambiente social, o diálogo e o respeito mútuo são os pilares de um bom relacionamento.

Diálogos positivos tendem a gerar conexão, fortalecer a relação e criar vínculos entre as pessoas.

E acredite, professores adoram quando seus alunos se engajam, questionam e dão feedback. O mesmo acontece com seus colegas de classe.

No entanto, um diálogo produtivo também envolve a escuta atenta. Por isso, ouça com atenção e respeito o que seu professor e seus colegas têm a dizer.

Aproxime-se de quem você tem mais afinidade

Lembremos que cada pessoa tem sua individualidade, crenças, valores, propósitos e hábitos, e, em grupo, haverá aquelas com quem você mais se sentirá bem.

Então, é natural que você se sinta mais à vontade com aqueles que compartilham interesses e sentimentos semelhantes aos seus.

Agora que você conferiu algumas dicas sobre como cultivar um bom relacionamento com colegas e professores, que tal continuar a leitura e conhecer 4 benefícios de estudar em grupo?