Você sabe como começar a redação e desenvolver um tema com qualidade e de forma objetiva?

Essa é uma atividade que todo estudante precisa exercitar, pois tem um grande peso no vestibular e é fundamental em programas de ingresso na faculdade, tais como:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Programa de Financiamento Estudantil (FIES);
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tem a redação decisiva no resultado final dos candidatos.

De acordo com o Ministério da Educação, são 5 as competências cobradas na redação do Enem:

  • domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  • selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos a favor de um ponto de vista;
  • conhecer os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • respeito aos direitos humanos.

Neste post, apresentaremos dicas importantes de como começar a redação e desenvolver um bom trabalho com relação a esse assunto. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Importância de saber escrever uma boa redação

Escrever uma boa redação não tem por objetivo apenas passar no vestibular ou conseguir uma excelente nota na prova do Enem.

É, na verdade, um aprendizado que irá ajudá-lo por toda a vida, pois saber se comunicar através de mensagens, e-mails e correspondências é fundamental para o sucesso profissional.

Independente da área em que você ingressar, a comunicação escrita é muito importante, já que não serão poucas as vezes onde será necessário apresentar algum projeto, defender alguma ideia ou ainda expressar sua opinião ou sugerir ações utilizando esse modelo de comunicação.

Diante de todas essas realidades, vale a pena o esforço no sentido de aprimorar as técnicas e capacitar-se para saber como começar a redação e expressar-se adequadamente através das palavras escritas.

Afinal, como começar a redação?

Para começar a redação é importante que você a divida em fases, facilitando o processo de organização das ideias.

Para isso, divida o trabalho em cinco tarefas:

Rascunho

O rascunho é onde você poderá rabiscar, riscar, corrigir e modificar o que deseja.

Nesse documento, você deve apresentar todas as ideias que são interessantes e que podem ser abordadas na redação, observando sempre o objetivo a ser atingido.

Isso significa que todo o seu projeto de escrita deve ser desenvolvido em um documento que será posteriormente descartado, após ser transformado no conteúdo que será considerado o oficial e ser utilizado para exprimir os seus pensamentos através da grafia.

Estrutura

A estrutura consiste em organizar a sua lista de ideias, onde será preciso apresentar uma introdução expondo onde se pretende chegar, para na sequência partir para a exposição do conteúdo.

Não esqueça de colocar as suas ideias em uma sequência lógica, onde um assunto esteja ligado ao que será transcrito na sequência.

Portanto, para saber como começar a redação, é preciso saber o que você pretende apresentar e dividir o conteúdo em tópicos.

Muito cuidado para não fugir do objetivo da redação, ou seja, é preciso que a abordagem escrita esteja de acordo com o objetivo proposto.

Argumentos

A argumentação é outro ponto a ser observado antes de iniciar propriamente a redação, ou seja, de que maneira você irá expor o seu pensamento para defender uma causa ou apresentar os motivos de discordância que tem a respeito de algum assunto.

No próprio rascunho e dentro do contexto da sua estrutura, a argumentação favorável a algum ponto de vista deverá ser apresentada, preferencialmente, apoiada por exemplos, situações e quem sabe até dados que “defendam” o seu posicionamento a respeito do assunto tratado.

Desenvolvimento

Chega-se então ao desenvolvimento da redação, ou seja, transformar tudo o que você já levantou, analisou e organizou em conteúdo de qualidade para que o leitor possa compreender exatamente o que você deseja expressar através do seu trabalho.

É imprescindível que o português seja escrito corretamente e que as frases tenham sentido, portanto, leia a redação e avalie se você entenderia o conteúdo se alguém estivesse conversando ou lendo o documento.

Conclusão

Para finalizar, é preciso apresentar uma conclusão sobre o tema abordado, ou seja, você precisa fechar o assunto, provocando uma avaliação do leitor e apresentando de maneira coerente uma ideia ou um questionamento que leve a uma reflexão sobre o tema proposto.

Não esqueça que a redação precisa ter:
● começo,
● meio,
● fim.

Para isso, vale o rascunho e o trabalho de estruturação que já apresentamos anteriormente.

No mais, é preciso praticar e seguir boas dicas e técnicas que facilitem a obtenção dos resultados desejados.

Para escrever bem, é preciso gostar de ler, portanto, inclua esse hábito saudável em sua vida e observe como horizontes se abrem a partir do conhecimento e da cultura que serão conquistados através dessa agradável prática que deveria fazer parte da sua rotina diária.

Agora que você já sabe como começar a redação e desenvolvê-la para alcançar seus objetivos, leia nosso post que apresenta a saúde mental e vestibular: como se preparar para o Enem!