Alívio e alegria. Estes foram os dois sentimentos do estudante Ricardo Lopes ao saber da aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no curso de Engenharia Aeroespacial. Ele, que é aluno do Colégio Leffler e do pré-vestibular Interseção, em Salvador, afirma que o desafio de passar no Instituto foi o que mais o motivou a continuar estudando.

“Eu me divertia muito estudando, porque aprendia coisas novas de matemática, física e química, que eu gosto”, destaca ele.

Ricardo ressalta que o apoio da escola e o fácil acesso aos professores foram essenciais para a preparação para o ensino superior. Em relação à rotina, ele explica que equilibrou as horas de estudo com as de descanso.

“Minha história não é tão sofrida em termos de estudo. Eu nunca fui essa pessoa que fica o dia inteiro estudando, perdendo noite, sem comer. Tinha dias que eu estudava 4 horas, tinha domingo que eu quase não estudava. Quando eu fazia simulado na sexta, amneirava no fim de semana. Não tentei forçar meu limite nem me destruir, até porque a gente sabe que não vai para lugar nenhum”.

Em relação à estratégia de estudos, Ricardo enfatiza que ‘estudava o que precisava ser estudado’. “Eu não ficava muito preso à teoria, eu fazia muitos exercícios. O exercício foi o principal, eu já ia logo para ele. A gente tinha atividades diárias e isso ajudava, porque a gente ficava obrigado a estudar aquela matéria naquele dia e fixava o conteúdo”.

Disponível no Portal A Tarde no link: Estudante de Salvador comemora aprovação no ITA | A TARDE