Os livros são sempre de grande importância para o aprendizado. Ao mesmo tempo, existem outros suportes e ferramentas capazes de agregar conhecimento e, entre eles, os filmes exercem um papel relevante.

Isso ocorre porque os filmes nos ajudam a obter conhecimento sobre temas diversos, como momentos históricos do Brasil e do exterior, temáticas ambientais, econômicas e sociais, além de muitos outros assuntos, o que pode contribuir para o seu repertório na hora de prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a redação dos vestibulares.

Ao pensar nisso, listamos cinco filmes que você precisa assistir para adquirir mais conhecimento:

1. Bacurau (2019) 

Bacurau

Produção brasileira, Bacurau se destacou como uma das principais produções do País, por ter conquistado o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes.

O filme retrata a realidade de um Brasil contemporâneo poucas vezes abordado, com críticas e discussões sociais e de classe muito relevantes. Você sabia que essas temáticas são muito recorrentes nas redações do Enem?

A história se passa no sertão do Nordeste, em uma realidade distópica que traz violência, porte de armas, a miséria, crise da água e do meio ambiente. Além disso, aborda sobre políticos milicianos, a força do capital estrangeiro e do neocolonialismo, contrastando com a força dos moradores brasileiros que vivem em um pequeno povoado no sertão.

2. 1917 (2019) 

1917

O filme 1917 é outra produção recente, de 2019, que deu o que falar no mundo cinematográfico e levou um Oscar de “Melhor Fotografia” e mais 9 indicações, incluindo de melhor filme – aliás, era o favorito à estatueta mais cobiçada, mas perdeu para o sul-coreano “Parasita”.

1917 conta a história de dois cabos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial (1914 e 1918) e está muito presente nas provas de vestibular.

Os soldados recebem a missão de alertar seus compatriotas sobre uma emboscada que seria armada pelos alemães depois de se retirar para a Linha Hindenburg, em meio à operação Alberich, em 1917.

Para concluir a missão de enviar a mensagem, os dois britânicos precisam atravessar o território inimigo, uma jornada que parece impossível, mas que pode salvar 1.600 pessoas da emboscada.

3. Sérgio (2020) 

blankSergio

“Sérgio” é uma produção americana estrelada por Wagner Moura e retrata a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O filme fala sobre a invasão dos Estados Unidos da América no Iraque e as relações diplomáticas entre o governo Bush, a ONU (representada por Sérgio) e as ondas terroristas na região, em uma missão de transição política após a queda de Saddam Hussein.

A produção contempla fatos verídicos com toques de ficção com romance. Além disso, é é original da Netflix, por isso, é só acessar o streaming para assistir.

4. A Lista de Schindler (1993) 

A Lista de Schindler

Com direção de Steven Spielberg, A Lista de Schindler é um drama que explora a Segunda Guerra Mundial e o holocausto. A produção conta a história de Oskar Schindler, um membro do Partido Nazista que ajudou a libertar mais de mil judeus do campo de concentração de Auschwitz.

Lembrando que a 2ª Guerra Mundial é assunto recorrente nas provas pelo Brasil, por essa razão, vale muito estudar sobre o tema.

5. Indústria Americana (2019)

American Factory7

Outra temática que está em alta e pode ser um dos temas sugeridos para a redação do Enem 2020 é a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Este tema extremamente contemporâneo é o foco do documentário Indústria Americana, disponível na Netflix.

A produção se desenrola em torno da compra de uma fábrica da General Motors em Ohio (EUA) por um bilionário chinês, que a reabre com a contratação de dois mil funcionários americanos.

O conflito entre as duas culturas é abordado na trama e você entenderá um pouco sobre o que vem acontecendo e o que está por vir nesse período de tensão entre os dois países.

O documentário é o primeiro lançamento da Higher Ground Productions, produtora criada por Barack e Michelle Obama, e levou o Oscar de Melhor Documentário em 2020.

Gostou das dicas? Compartilhe entre os seus amigos!