O estudo por questões é uma técnica eficiente que colabora com o aprendizado e com a avaliação do grau de conhecimento do aluno.
Também conhecido como estudo reverso, esse método inverte a abordagem tradicional, partindo das perguntas para chegar ao conteúdo.
É um modelo muito interessante de ser aplicado por pessoas que estão se preparando para concursos, vestibulares, exames e Enem.
Essa metodologia possibilita ao estudante:
● ativação do conhecimento,
● identificação de dificuldades com os conteúdos,
● familiarização com o formato das provas,
● treinamento mental.
Através da resolução de questões de provas e concursos anteriores, é possível avaliar o nível de conhecimento do aluno e assim identificar o que é necessário para que ele seja aprovado.
Neste post, apresentaremos o segredo do estudo por questões, uma maneira de acelerar o processo de aprendizado e alcançar os objetivos desejados. Continue a leitura e confira!
Como funciona o estudo por questões?
O estudo por questões ou reverso é aquele onde o aluno vai diretamente ao ponto focal do objetivo a ser conquistado, portanto, as provas que serão realizadas.
A partir de exames anteriores, o estudante irá desenvolver os seus conhecimentos, podendo identificar como está o seu nível de assertividade.
Ao responder perguntas sem haver nenhuma preparação prévia para isso, é possível avaliar quais pontos precisam de mais atenção.
Essas questões envolvem:
● testes realizados no passado,
● exercícios específicos,
● simulados, etc.
É importante lembrar que os testes devem ser realizados sem que se possa consultar os materiais de apoio e estudos. O objetivo da técnica é justamente verificar como está a memória e a compressão do aluno a respeito dos assuntos abordados.
A partir dos testes, inicia-se um processo de estudos, onde a prioridade recai sobre as questões em que estudante apresentou problemas.
Por que usar essa técnica de estudo?
A técnica de estudo por questões é altamente eficaz para reter conteúdos, voltando a atenção para o objetivo a ser conquistado.
No entanto, é preciso disciplina e honestidade consigo mesmo, já que alguns erros devem ser evitados para que problemas não sejam camuflados. Assim, evita-se frustrações e perda de tempo.
Então, deve-se:
● realizar provas todos os dias e suas avaliações,
● marcar as questões que errou,
● estudar de maneira direcionada os conteúdos que apresentam problemas,
● revisitar as questões erradas,
● realizar os estudos através de questões comentadas,
● balancear a teoria e a prática.
Os resultados, a partir de uma disciplina rígida e da dedicação do aluno, será a evolução do conhecimento de forma estratégica.
O uso dessa técnica exige esforço e o estudante deverá realizar entre 30 e 50 questões diárias. Após respondê-las, deve-se corrigi-las para identificar os erros e estudar os conteúdos antes de fazer um novo teste no dia seguinte.
Dicas para ter um estudo por questões eficiente
Além da dedicação e da disciplina, é fundamental estar atento para algumas dicas, evitando o desperdício de tempo e o foco em ações que pouco contribuem para que o objetivo seja alcançado. Vamos a elas:
Escolha as questões certas
A escolha das questões certas ou provas passadas é fundamental para alcançar os objetivos.
Se você está se preparando para o teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), deverá fixar os seus estudos na área do Direito, por exemplo.
Também vale conferir os conteúdos cobrados nas provas anteriores para entender qual é o conteúdo programático da instituição.
Analise os erros e acertos
Após realizar o estudo por questões, ou seja, responder às provas escolhidas para o teste, deve-se analisar os erros e acertos.
Vale dizer que aqueles acertos onde você “chutou” a resposta não podem ser assim considerados, portanto, precisam de revisões.
Quanto aos erros, pense que esse é o melhor momento para cometê-los. Não desanime e tenha foco para aprender os conteúdos para acertar da próxima vez.
Lembre-se: é preciso entender as razões existentes por trás do acerto ou erro em cada questão. A ideia não é apenas corrigir e seguir em frente.
Combine com outras técnicas de estudo
O estudo por questões é uma ótima técnica de avaliação, auxiliando você a entender quais são os seus pontos fracos em cada conteúdo.
E, na hora de estudar essas matérias, você pode adotar outras abordagens, como:
● desenvolvimento de resumos de conteúdos,
● mapas mentais,
● revisões ativas visando otimizar o aprendizado, etc.
O segredo do estudo por questões está na dedicação. Não existem milagres ou fórmulas mágicas, mas você estará focando naquilo que realmente interessa.
Curtiu esse conteúdo e quer ver mais dicas para estudar? Continue no nosso blog e saiba como interpretar textos de forma simples com a técnica scanning.