Podcast para estudar para medicina, uma realidade cada vez mais crescente para os brasileiros. Agora, esqueça um pouco a medicina ou o curso que você escolheu. Diz pra gente, qual é o seu podcast favorito?

Primeiro é importante entender a origem do podcast, além de estudar alguns números relevantes sobre essa plataforma que ganha, cada vez mais, seguidores no Brasil.

O podcast foi criado em 2004 e a origem da palavra é basicamente a junção de Pod – “Personal On Demand”, que significa “pessoal sob demanda”, com broadcast que por sua vez faz referência à radiodifusão. Segundo estudos realizados pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), existem atualmente cerca de 2 mil programas ativos de podcast no Brasil.

O conteúdo pode ser bastante qualificado e o Brasil é considerado o “país do podcast”, segundo pesquisa realizada pela Spotify Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E qual a vantagem de utilizar esse formato para estudar? Separamos alguns tópicos para você:

  1. Não é preciso acompanhar nenhum tipo de transmissão ao vivo e nem estar online;
  2. Sim, você pode baixar o conteúdo e ouvi-lo a qualquer momento que quiser;
  3. Seus dados são economizados proporcionando leveza e praticidade;
  4. E olhe só: existem várias plataformas de edição gratuitas.

O conteúdo em formato de áudio permite que, enquanto você ouve o podcast, desenvolva outras atividades ao mesmo tempo, ou seja, o seu tempo é otimizado, permitindo que outras atividades sejam feitas mais rapidamente.

Fique de olho nas tendências do Podcast para medicina

É muito claro que a chamada era digital tenha chegado com tudo no século 21. Todavia, também é verdade que o rádio, veículo de comunicação que inspirou o desenvolvimento do podcast, ainda possua bastante visibilidade.

Segundo a Inside Rádio 2020, 78% dos brasileiros ouvem rádio. E, na verdade, eles ouvem bastante: três em cada cinco dos entrevistados estão diretamente ligados no rádio.

 

Disseminar informações sempre foi uma função dos meios de comunicação. Claro, que com o podcast não seria diferente. Conteúdos de podcast para medicina se destacam cada vez mais pela praticidade e disseminação de informações de maneira mais leve e dinâmica. E existem muitos programas que abordam temáticas relacionadas à medicina.

Confira três sugestões de podcast para medicina que você pode escutar a partir de agora: 

  • Medcast: esse podcast é um dos mais antigos e buscados podcasts de medicina do Brasil. Os seus conteúdos já foram bastante premiados por instituições que abordam temas relacionados à Educação Médica e tecnologia. Aprimore seus conhecimentos e conheça agora os principais temas abordados no programa, como:
  1. Ética médica;
  2. Temas clínicos;
  3. Desenvolvimento de carreira;
  4. Inteligência financeira.
  • AVASCast: Durante a pandemia do Coronavírus, estudantes de medicina da (Universidade Federal de Minas Gerais), juntamente com a contribuição de professores e jornalistas, desenvolveram um podcast com conteúdo científico sobre os impactos da Covid-19 no dia a dia das pessoas, além de aprofundar nos seus estudos, com o objetivo de levar conhecimento sobre impactos no setor da saúde e consequentemente na sociedade.
  • 15 minutos em emergência: Esse podcast tem aquele sabor especial, sabe?! Isso tudo porque em apenas 15 minutos são abordados assuntos relacionados ao atendimento de emergência em saúde. Bom, né?! Então veja só, o maior objetivo do programa é levar informação ao ouvinte de maneira bem rápida e direta, apresentando especialidades e desafios da medicina.

E olha só que legal, esse conteúdo foi todo produzido por alunos do curso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em parceria com a Manole Educação.

Ficou atento às dicas? Então agora prepare o espaço em casa, pegue o seu fone de ouvido e chegue mais para ouvir estas três sugestões de podcast para medicina.

Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Curso Interseção!

Há 30 anos, o Curso Interseção é o líder de aprovação da região Nordeste nas provas mais concorridas do Brasil, como Fuvest/USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, IME, Bahiana de Medicina, Ufba, Uneb, Enem, entre outras.

Isso acontece, pois a equipe é composta por professores experientes, exímios conhecedores das avaliações dos principais vestibulares do País. O conteúdo estudado é justamente o que costuma ser cobrado nestes exames.

Além disso, o Curso Interseção também oferece a melhor infraestrutura e o material didático mais atualizado do mercado, tudo para que os nossos alunos disponham da melhor condição possível para se concentrar, unicamente, no seu grande objetivo.

Quer saber mais? Entre em contato com o Curso Interseção agora mesmo. A gente #AprovaeComprova!

Entre em contato: (71) 3354-0711/(71) 99634-3590.