Acompanhe neste guia tudo o que você precisa saber para participar e garantir uma bolsa de estudos no Prouni.

Estudar em uma universidade privada com uma bolsa parcial ou integral é o sonho de muitos estudantes. Fundado em 2004, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) é o principal programa criado pelo governo federal com o objetivo de promover a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade social, que não podem pagar integralmente o valor do curso para ingressar em uma universidade privada.

Ao todo, cerca de 2,5 milhões de estudantes de todo o Brasil já foram beneficiados com bolsas de estudos pelo Prouni.

Requisitos para participar do Prouni:

  • Estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública, ou ainda na rede privada, no caso de o aluno ter sido contemplado com uma bolsa integral;
  • Estudantes com algum tipo de deficiência que não necessariamente tenham cursado todo o ensino médio no ensino público ou que tenham/ou não pleiteado uma bolsa integral na rede privada;
  • Professores efetivos, que atuam na educação básica na rede pública, que possuam somente formação na modalidade magistério, não sendo exigida, nestes casos, a comprovação de renda;
  • Ter realizado a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), isso para todos os participantes, com nota mínima de 450 e não ter zerado a prova de redação;
  • Possuir uma renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por membro familiar, para concorrer a bolsas parciais (50%);
  • Possuir renda mensal familiar bruta de até um salário mínimo e meio por membro familiar, para estar apto a concorrer a bolsas integrais (100%).

Oferta de bolsas do Prouni: modalidades de concorrência

Há duas modalidades de concorrência de bolsas de estudo no Prouni, no entanto, o candidato pode escolher em qual delas deseja participar. Acompanhe abaixo quais são:

Ações afirmativas: pessoas que se autodeclaram negros e pardos; índios e com algum tipo de deficiência (cotistas).

Ampla Concorrência: demais estudantes que não se encaixam no perfil da modalidade anterior.

É importante lembrar que os participantes que se encaixam nas Ações Afirmativas (cotistas) devem também atender aos requisitos gerais exigidos para participar do Prouni; e mesmo que o candidato tenha o perfil cotista, pode optar por candidatar-se pela modalidade Ampla Concorrência, se assim desejar.

A oferta de bolsas destinadas pelo programa à categoria Ações afirmativas corresponde ao percentual de cidadãos com perfil de cotista (negros, pardos, indígenas), contabilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cada unidade federativa.

 

Bolsas de estudos e nota de corte no Prouni

O candidato pode escolher duas opções de curso, sendo assim, ele tem chance dupla de conseguir ser contemplado com uma bolsa de estudos, portanto, se for selecionado no curso que escolheu como primeira opção, então a segunda opção é anulada e vice-versa.

A nota de corte do Prouni varia de curso para curso e pode mudar, diariamente, durante o período de inscrição. A nota de corte corresponde à nota do último candidato classificado para pleitear a bolsa de estudos; então se você se inscreveu em um curso em que a nota de corte está maior que sua pontuação no Enem, recomenda-se mudar a opção escolhida para outro curso em que a nota de corte esteja abaixo de sua pontuação.

Por isso é importante acessar o site do Prouni todos os dias enquanto as inscrições estiverem em andamento, assim você monitora a nota de corte do curso ao qual se candidatou e poderá mudar sua opção caso sua pontuação fique abaixo da nota limite estabelecida pelo programa.

Resultados divulgados! Quais os próximos passos?

Após o encerramento das inscrições, os resultados são divulgados de acordo com o cronograma do programa. A classificação dos candidatos segue o critério de maior nota, sendo assim, os participantes com as maiores notas, levando em conta a oferta de bolsas em cada curso, são pré-selecionados e convocados para matrícula na instituição de ensino escolhida, portando os documentos exigidos e listados no site do Prouni.

Quem não conseguir ser convocado em primeira chamada tem uma segunda chance na segunda chamada, por meio de vagas remanescentes disponibilizadas no sistema após a finalização da matrícula da primeira convocação. Há ainda a lista de espera, caso haja desistência e as turmas não sejam completadas.

A última chance de ingresso para os participantes são as vagas remanescentes, bolsas que não foram ocupadas durante todo o processo regular do programa. Porém, para consegui-las, o estudante já deve estar matriculado na instituição na qual pleiteia a vaga, e caso o candidato já tenha participado de outras edições do Enem, a partir de 2010, a melhor nota entre essas edições é que será selecionada para concorrência.

Agora que você já está craque e sabendo de todas as etapas do Prouni, dedique-se para valer no Enem, assim conseguirá a bolsa de estudos dos seus sonhos!