Estar preparado para a redação do ITA pode fazer a diferença na hora de conquistar o sonho de entrar em uma das mais cobiçadas instituições de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira.
Tanto no ITA quanto no ENEM e demais vestibulares, o gênero dissertativo é o mais cobrado pelas bancas avaliadoras e o tema é o assunto que deve ser abordado na sua redação e não, exatamente, o título do seu texto.
A partir do tema proposto, o vestibulando precisa argumentar para validar o seu ponto de vista, baseado na defesa de uma ideia central, transmitindo sua mensagem de forma clara e objetiva ao receptor, conforme a norma padrão da língua portuguesa.
Por isso, além do estudo ortográfico e gramatical, o aluno precisa se inteirar dos temas anteriores, para ter uma leve previsão do que esperar da banca avaliadora, como sugestão do tema.
Para ajudar, mostraremos os temas propostos nos vestibulares do ITA nos últimos 10 anos, com algumas dicas de como você pode ir bem na sua redação. Vamos conferir?
Quais foram os últimos temas da redação do ITA?
De forma geral, as bancas avaliadoras não têm por hábito repetir temas já usados em anos anteriores na redação do ITA e nem de outros vestibulares.
Por isso, procurar saber o que já caiu nas provas anteriores é uma forma de eliminar algumas sugestões de tema, o que já auxilia no estudo.
Da mesma forma que conhecer os temas que foram usados ajuda o aluno a antever o que poderá cair.
Os temas costumam estar relacionados às diversas categorias, que geralmente envolve a saúde, segurança, tecnologia, educação, meio ambiente, economia, cultura, arte, responsabilidade social e/ou fatos marcantes que de alguma forma impactam a sociedade.
Analisar a lista dos temas que já foram escolhidos pela banca avaliadora também é uma forma de compreender quais são as categorias mais escolhidas pelas instituições e buscar estar preparado para ficar sempre por dentro das novidades que nos cercam.
Vamos então conferir a lista dos temas da redação do ITA nos últimos 10 anos.
São eles:
- 2013 – Tecnologia, publicidade e manipulação;
- 2014 – O cinema;
- 2015 – Trabalho, imigração e diversidade no Brasil;
- 2016 – A formação nas universidades e o mercado trabalhista;
- 2017 – O poder das mídias e da comunicação;
- 2018 – O envelhecimento;
- 2019 – O incêndio no museu nacional;
- 2020 – Em quais medidas o conhecimento tecnocientífico segue princípios éticos e morais?;
- 2021 – Que liberdade nos resta no século XXI?;
- 2022 – A influência do medo nas ações humanas.
Você pode perceber que os temas propostos para a prova de redação do vestibular ITA estão relacionados a assuntos ou eventos relevantes e atuais, que exigem do aluno uma boa bagagem de conhecimento e que ele esteja bem atualizado sobre o que acontece ao seu redor.
Como ir bem na redação do ITA?
É importante você saber que o gênero dissertativo é o mais cobrado nos vestibulares e concursos, inclusive na redação do ITA e o tema funciona como uma diretriz para a elaboração de todo o conteúdo.
Mas, afinal, como tirar nota 10 na redação do ITA?
Entenda o que é avaliado
A redação pode somar até 10 pontos e os critérios para avaliação são:
Tema: Vale de 0 a 2 pontos. A proposta de redação do vestibular do ITA pode ser composta de textos verbais, não verbais (como tiras, charges, etc) ou ambas alternativas. Aqui, é avaliada a capacidade do vestibulando de ler e interpretar esses textos propostos e atender a solicitação da banca.
Tipo textual: pontuação de 0 a 2 pontos e o critério de avaliação diz respeito à capacidade argumentativa do candidato.
Coerência: pontuação de 0 a 2 pontos. Como o próprio nome sugere, nesse critério o redator precisa evitar contradições das ideias e argumentos soltos, ou seja, precisa haver uma coerência entre frases e parágrafos.
Coesão: de 0 a 2 pontos. É avaliada a associação entre os pensamentos, frases e parágrafos e nessa hora são considerados os usos corretos das conjunções, pronomes, pontos e vírgulas, entre outros mecanismos linguísticos para interligação das ideias.
Modalidade: de 0 a 2 pontos. Como dissemos, a modalidade da redação do ITA é dissertação argumentativa e aqui é avaliado a forma como o estudante expõe suas ideias, sua capacidade dissertativa, argumentos e os recursos gramaticais e ortográficos.
Traga um conteúdo relevante
Geralmente, o estudante aprende a aplicar uma divisão textual para a elaboração da redação, baseada na seguinte estrutura:
- paragrafo inicial para a introdução;
- um segundo (e até terceiro ou mais) para o desenvolvimento do tema proposto;
- o último para conclusão do que foi exposto.
Porém, como você viu, os critérios de avaliação vão além do emprego de regras e fórmulas.
Para alcançar a nota máxima na redação do ITA, é fundamental elaborar um texto-dissertativo argumentativo e é prioritário construir um conteúdo relevante, com informações embasadas, seguindo uma linha de raciocínio e passando seu ponto de vista sobre o tema proposto.
A sua redação deve progredir a partir da ideia principal, o tema proposto.
Treine muito!
Conforme matéria publicada no Estadão, 72% dos jovens entre 18 a 29 anos gostam de curtir uma boa leitura.
Essa é uma boa prática para quem busca alternativas para melhorar a escrita. Um bom livro ajuda a enriquecer o vocabulário, a ortografia, a compreensão de texto e a construção do senso crítico.
Além da leitura, quem deseja tirar 10 na redação do ITA precisa de muito treino e você pode fazer isso procurando ter acesso às redações de anos anteriores que tiveram nota máxima.
Comece o exercício da redação por partes, dedicando algum tempo escrevendo o máximo possível de introdução sobre os temas que já foram abordados.
Depois dedique-se ao desenvolvimento da redação por partes, e por último à conclusão. Assim, você vai treinando exclusivamente cada parte da redação e, por último, desenvolve ela toda.
Escreva, preferencialmente, todos os dias, mesmo que seja outro gênero de escrita, como, por exemplo, uma crônica.
Agora que você conferiu os temas dos últimos 10 anos do ITA e quer continuar o seu treino, que tal ler também sobre 5 erros para evitar na redação do vestibular?