Você já ouviu falar em teste vocacional? Aqui no Curso Interseção temos muitos alunos que ainda estão no Ensino Médio, uma fase da adolescência em que é muito natural se questionar sobre qual caminho seguir depois de terminar os estudos.
Médico(a)? Engenheiro(a)? Professor(a)? Há inúmeras profissões que desempenham funções muito importantes para a sociedade e que precisam, obviamente, de mão-de-obra para exercê-las. Nesse sentido, o teste vocacional pode ser um grande aliado.
O teste vocacional, também conhecido como teste de profissão (ou profissional), pode ser definido como um dos principais recursos quando falamos em definição de carreira. Sua finalidade é, portanto, auxiliar as pessoas a identificarem profissões que sejam compatíveis com os seus perfis.
Embora alguns estudantes já tenham em mente uma definição quanto a carreira que desejam trilhar, também é verdade que outros ainda mantém dúvidas sobre esse tema, o que é zlgo compreensível e comum. Se este é o seu caso, fique tranquilo(a). Este artigo do Curso Interseção vai te ajudar!
Teste vocacional: como funciona
O autoconhecimento é um dos fatores mais complexos para os estudantes na hora de escolher a profissão, e é justamente aí que o teste vocacional entra. Funciona assim: esse recurso promove a reflexão das aptidões e tendências do indivíduo, características de suma importância para quem deseja definir a carreira que quer seguir.
Além disso, o teste vocacional trabalha as carreiras mais compatíveis com o perfil de cada pessoa, o que possibilita até mesmo descobrir profissões as quais você antes sequer considerava. A partir dessa avaliação, o indivíduo consegue identificar – com mais clareza -, suas habilidades e áreas mais promissoras.
Listamos quatro pontos fundamentais que você precisa desenvolver ao fazer um teste vocacional:
- Entenda seus interesses e gostos;
- Conheça as suas habilidades;
- Faça uma lista com algumas opções de profissões;
- Pesquise sobre as profissões selecionadas
Aplicação do teste vocacional
O teste vocacional mais comum é apresentado na forma de um questionário. É importante dizer que o ideal é que ele seja aplicado por um psicólogo ou coach de carreira, que são profissionais habilitados para esta função. Isso também porque, além do teste em si, eles desenvolvem outras etapas relevantes para o autoconhecimento do indivíduo, como entrevistas.
De volta ao teste vocacional, as perguntas aplicadas costumam ser relacionadas à fatores como competências, personalidade e preferências do indivíduo. Com base nas respostas é possível elencar possíveis profissões que têm mais afinidade com o(a) avaliado(a).
Você está procurando nesse momento um bom teste vocacional para fazer? Caso a resposta seja sim, o site Mundo Interpessoal elaborou um levantamento com dez avaliações que podem ser feitas via internet:
- Que Curso;
- Guia da Carreira;
- Neora;
- Mundo Vestibular;
- Eligis;
- Fundação Estudar;
- Catho Educação;
- Pra Valer;
- Seja bixo!;
- Enem Brasil
Conclusão
Como você pode observar ao longo deste artigo, o teste vocacional é uma ferramenta muito importante para lhe auxiliar acerca do autoconhecimento. Esse tipo de avaliação tem a capacidade de traçar as carreiras mais compatíveis com cada perfil analisado. Dessa forma, também fica mais simples decidir sobre o curso mais adequado que guiará o rumo da profissão no futuro.
Você gostou deste artigo? Conte pra gente, nos comentários, qual profissão pretende seguir e se já realizou, alguma vez, o teste vocacional? Sabia que o Curso Interseção, além de preparar os estudantes para as provas mais concorridas do Brasil, também pode te ajudar a identificar as profissões mais compatíveis com o seu perfil?
Entre em contato com o curso que há quase três décadas #AprovaeComprova: (71) 3354-0711